Discurso durante a 74ª Sessão Especial, no Senado Federal

Manifeta solidariedade à Ministra Marina Silva, na oportunidade de seu pedido de demissão do Ministério do Meio Ambiente.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. HOMENAGEM.:
  • Manifeta solidariedade à Ministra Marina Silva, na oportunidade de seu pedido de demissão do Ministério do Meio Ambiente.
Publicação
Publicação no DSF de 14/05/2008 - Página 13934
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, MARINA SILVA, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), ELOGIO, GESTÃO, ESPECIFICAÇÃO, ATENDIMENTO, ESTADO DO PIAUI (PI), REGIÃO NORDESTE, PEDIDO, CRIADOR, CAMARÃO, IMPEDIMENTO, GOVERNO ESTADUAL, NEGOCIAÇÃO, SERRA (ES), BENEFICIO, MEIO AMBIENTE.
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, ADELMIR SANTANA, SENADOR, TITULO, CIDADÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), DECISÃO, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Garibaldi Alves e Parlamentares, o Piauí se apresenta aqui entristecido com a saída da Ministra Marina Silva. Nós temos feito oposição, mas nós temos a grandeza de reconhecer que ela é uma extraordinária Ministra.

            Nós mesmos, juntos, Senador Garibaldi, fomos a uma audiência com a Ministra, em defesa dos carcinicultores do Piauí e da Região Nordeste. E a Ministra foi muito atenciosa, muito correta. Ela passa aquela imagem de uma mulher, vamos dizer, de princípios de teologia. Ela nos atendeu naquela solicitação do problema da carcinicultura do Nordeste e do Piauí.

            Mais ainda. O Piauí lamenta, porque nós tínhamos uma reserva ambiental, que era a Serra Vermelha, e aloprados venderam a Serra Vermelha para uma empresa do Rio de Janeiro, transformando-a em carvão. Então, estava perdendo o Piauí, que tem pouca floresta, pouca vegetação, com 40% de semi-árido, que tem uma área desertificada em Gilbués, pela busca e exploração do garimpo de diamante. Então, ela foi muito firme, contrariou os interesses do Governo do Estado, que estava em negociação, e impediu, salvaguardando aquela flora e fauna que enriquecem o Piauí. É lá perto da cidade de Caracol, perto de Guaribas, a Serra Vermelha.

            E queria comunicar a grandeza desta Casa. O Senador Adelmir Santana tornou-se, segunda-feira, cidadão piauiense, pela Assembléia Legislativa. Eu já tinha ido a uma festa no Município de Uruçuí, onde ele era cidadão municipal. Foi um projeto do Deputado Paulo César, ex-Prefeito de Palmeirais e Deputado. Então, Adelmir Santana nasceu no limite do Piauí com o Maranhão. É um mito. Uns dizem que ele é piauiense e maranhense, mas os legisladores se anteciparam e agora nos enriquecem.

            Nós vamos perder, então, o Sibá, o que lamentamos. Era um Senador mostrando a grandeza do Piauí - nós o tínhamos emprestado ao Acre -, mas ganhamos agora o Adelmir Santana, que é hoje cidadão piauiense.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/05/2008 - Página 13934