Discurso durante a 102ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Desenvolvimento da atividade agrícola no Estado de Santa Catarina.

Autor
Neuto de Conto (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Neuto Fausto de Conto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA AGRICOLA.:
  • Desenvolvimento da atividade agrícola no Estado de Santa Catarina.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2008 - Página 19662
Assunto
Outros > ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, FUNÇÃO, AGRICULTOR, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), SUPRIMENTO, DEMANDA, AMBITO NACIONAL, AMBITO INTERNACIONAL, ALIMENTOS.
  • ELOGIO, EMPENHO, GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), EFICACIA, ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, TRABALHO, PESSOAL, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, ZONA RURAL, CRESCIMENTO, AGRICULTURA, PROPRIEDADE FAMILIAR, AUMENTO, PRODUTIVIDADE, PRODUTO AGRICOLA, PRODUTO AGROPECUARIO, FACILITAÇÃO, ESCOAMENTO, LOCOMOÇÃO, TRANSPORTE, MUNICIPIOS, REDUÇÃO, EXODO RURAL, FIXAÇÃO, AGRICULTOR, CAMPO, AMPLIAÇÃO, INTEGRAÇÃO, AGROINDUSTRIA, PRODUTOR.

O SR. NEUTO DE CONTO (PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste momento em que a questão da alta dos preços dos alimentos está nas manchetes dos jornais do mundo inteiro, é importante lembrar o importante papel de nossos agricultores no suprimento da demanda nacional e mundial pelos alimentos.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Estado de Santa Catarina é um dos principais produtores agrícolas do País. Essa condição, evidentemente, não foi uma dádiva divina: ela é o resultado de bastante trabalho e de muito investimento em infra-estrutura e em capital humano.

É verdade que o solo catarinense é de alta qualidade. Mas a forma de ocupação fundiária adotada no Estado foi fundamental para retirar desse solo todo o potencial e produtividade que ele tinha a oferecer.

A alta qualidade de vida da população rural do meu Estado deve-se ao fato de que 90% da agricultura do Estado é de caráter familiar. São 180 mil famílias, que representam mais de 70% da produção agrícola e pesqueira catarinense.

Esses produtores, que trabalham em harmoniosa integração com a agricultura de maior escala e as empresas agroindustriais, são responsáveis pelas marcas notáveis de nosso Estado: maior produtor brasileiro de suínos, segundo produtor de frangos, maior produtor de ostras e mexilhões cultivados, importante produtor de pescado, milho, soja, fumo, mandioca, feijão, arroz e tantos outros produtos agrícolas.

São catarinenses, Sr. Presidente, as duas maiores empresas de alimento do Brasil: a Sadia, com sede em Concórdia, e a Perdigão, com sede em Videira.

O escoamento dessa produção é feito pelas malhas rodoviárias mais capilarizadas do País, que une os Municípios de Santa Catarina entre si aos demais Municípios do País e aos quatro portos catarinenses que recebem a produção que será exportada aos quatro cantos do mundo.

A propósito, Santa Catarina é um grande exemplo de relação positiva entre infra-estrutura e desenvolvimento econômico. Todos os Municípios contam com pelo menos um acesso rodoviário asfaltado. A facilidade de locomoção e de transporte de pessoas e de carga leva o desenvolvimento a todos os Municípios de maneira mais uniforme, desencorajando o êxodo rural, fixando o agricultor no campo, evitando o inchaço das cidades e perpetuando o bem-sucedido modelo catarinense da agricultura familiar.

A rede elétrica do Estado cobre praticamente 100% das propriedades rurais. O mesmo acontece com relação à telefonia fixa e móvel, presente em todos os Municípios catarinenses. A idéia de que a vida no campo significa, necessariamente, atraso tecnológico não se sustenta no mundo moderno, e Santa Catarina é uma prova disso.

O Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, de sua parte, vem promovendo uma verdadeira revolução administrativa no Estado. O poder foi descentralizado; as diversas regiões que compõem o território catarinense nunca tiveram tanta autonomia; e nunca a integração entre essas regiões foi tão estreita e harmoniosa.

Em suma, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Santa Catarina está colhendo os frutos de um trabalho continuado, consistente e sustentável, baseado na propriedade rural familiar, na integração entre agroindústria e produtores e em investimentos pesados em infra-estrutura.

Tudo isso, combinado com as inovadoras iniciativas administrativas do Governador Luiz Henrique, tem mantido Santa Catarina, firmemente, nos trilhos do desenvolvimento.

O Brasil vem se firmando, cada vez mais, como uma das potências econômicas do mundo contemporâneo. É uma honra para os catarinenses a constatação de que o Estado de Santa Catarina tem parte importante nessa nova ordem mundial.

Era o que tínhamos a dizer e registrar neste dia, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2008 - Página 19662