Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogia a atuação do Sr. Senador Sibá Machado, no período em que esteve no Senado, substituindo a ex-ministra Marina Silva.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Elogia a atuação do Sr. Senador Sibá Machado, no período em que esteve no Senado, substituindo a ex-ministra Marina Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15347
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SIBA MACHADO, SENADOR, DESPEDIDA, SENADO, SUPLENCIA, MANDATO PARLAMENTAR, ELOGIO, ATUAÇÃO.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Papaléo Paes, Srªs e Srs. Senadores, eu também não poderia deixar de fazer um registro, uma referência ao nobre Senador Sibá Machado. Ao longo desse convívio com todos os seus Pares, o Senador Sibá conquistou de todos nós a amizade e o respeito pela forma como se portou durante o seu mandato aqui no Senado Federal.

            Tive com Sibá a possibilidade de fazer uma aproximação de amizade, apesar das divergências políticas que poderiam nos afastar. Mas, como pessoa, o Sibá conquistou todos nós, tanto Senadoras como Senadores. Fiz várias viagens com Siba à região amazônica, para, juntos, verificarmos possibilidades de melhorar a condição de vida daqueles nossos irmãos que lá habitam, fomos ao Pará por duas ou três vezes, viajamos a outros Estados, e o Sibá estava sempre disponível. Em muitas dessas viagens, os assuntos podiam até divergir de posição político- partidária. Fomos com Sibá a Santarém para verificar o não-funcionamento do Hospital Regional de Santarém, inaugurado pelo Governador Simão Jatene em dezembro de 2006, que a Governadora Ana Júlia, do Partido do Senador Sibá, não colocou para funcionar até hoje. O Senador Sibá esteve lá comigo vendo a realidade dos fatos e lá colocou a sua posição.

            Meu nobre Senador Siba, se não bastasse isso, a história de vida de V. Exª faz com que todos nós devamos um pleito de respeito a V. Exª, que nasceu no Piauí, passou pelo meu Estado por oito anos, foi um assentado do Incra na Transamazônica, ajudou a desenvolver aquela região, é conhecedor das dificuldades do nosso Estado, foi para o Acre, fez a sua carreira política lá, veio para o Senado como suplente da Senadora Marina Silva, onde despontou, como todos os seus Pares aqui têm lhe dado o reconhecimento.

            Eu dizia ao Senador Sibá que, apesar de oposição ao Presidente Lula, a única Ministra que o Presidente Lula não podia tirar do seu Ministério era a Ministra Marina Silva, pela presença do seu suplente aqui, Senador Sibá Machado. Quis o destino que a Ministra Marina entregasse a carta de demissão. Estávamos, Senador Sibá, em viagem de uma subcomissão e de uma comissão externa do Senado, em Mato Grosso, quando recebemos a notícia. Além de lamentar a saída da Ministra Marina, de que discordamos, como sempre temos dito, na forma e não no conteúdo, no mérito, lamentei ter que perder o convívio de V. Exª. Mas tenho certeza absoluta de que V. Exª irá para outras funções e continuará exercendo-as com brilhantismo, com competência e com essa relação ética que tem com aqueles que divergem da opinião de V. Exª quanto a questão doutrinária ou questão partidária, respeitando como pessoa humana e chegando a fazer um relacionamento de amizade como V. Exª fez com todos nós aqui.

            Que Deus o continue iluminando e abençoando na sua carreira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15347