Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogia a atuação do Sr. Senador Sibá Machado, no período em que esteve no Senado, substituindo a ex-ministra Marina Silva.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Elogia a atuação do Sr. Senador Sibá Machado, no período em que esteve no Senado, substituindo a ex-ministra Marina Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15348
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SIBA MACHADO, SENADOR, DESPEDIDA, SENADO, SUPLENCIA, MANDATO PARLAMENTAR, ELOGIO, ATUAÇÃO.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Papaléo Paes, esta é uma sessão de homenagem ao amigo de todos nós, ao Senador - repito, Senador - titular Sibá Machado.

            Senador Sibá Machado, V. Exª conseguiu ser unanimidade. Todos com certeza o respeitam na Casa como ninguém. Quero dizer a V. Exª que, nos momentos mais difíceis que atravessei nos debates internos no nosso Partido, mesmo no momento em que a ex-Senadora Heloísa Helena e o Senador Cristovam resolveram ir por outros caminhos, V. Exª, mais jovem do que eu, com a maior tranqüilidade, dialogou muito comigo e eu agradeço a V. Exª seus conselhos.

            O Acre tem de ter muito orgulho dos seus três Senadores: Senador Tião Viana, Vice-Presidente da Casa - V. Exª sabe a minha posição -, Senador Geraldo Mesquita Júnior e Senador Sibá Machado. São três Senadores da mais alta qualidade.

            Senador Sibá, toda vez em que eu tinha um problema voltado à comunidade indígena, recorria a V. Exª - e V. Exª apontava o caminho -; toda vez em que eu tinha um problema sobre os quilombolas, conversava com V. Exª. Quando aqui debatemos o Estatuto do Idoso, o da Pessoa com Deficiência e o embate do salário mínimo - porque ambos viemos da matriz sindical -, V. Exª foi companheiro em todas, em todas as horas.

            Por isso, hoje, ainda pela manhã, eu dizia que o Senado perde, mas o Acre ganha. V. Exª volta para o Acre como uma grande liderança, uma liderança vitoriosa aqui no Senado da República. O Brasil aprendeu a ouvi-lo e a respeitá-lo.

            Pode saber que este Senador do Rio Grande do Sul é um admirador de V. Exª. Mesmo nos embates que muitos não sabem, na escolha de lideranças do nosso Partido, V. Exª humildemente me disse em uma oportunidade: “Paim, vou à tua casa, para conversarmos e costurarmos um entendimento”. V. Exª é um conciliador; V. Exª é um lutador; V. Exª é um guerreiro, que orgulha o Acre e o País. Por isso, parabéns a V. Exª.

            Quero registrar ainda, Senador Sibá Machado, que o Prefeito de Rio Branco está aqui - peço a S. Exª que, se puder, levante-se. O Angelim veio ao Senado para pretigiá-lo. Vamos dar uma salva de palmas a ele, o que é, na realidade, uma salva de palmas a V. Exª. (Palmas)

            Encerro, dizendo como é bom saber que você é meu amigo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15348