Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de despedida ao Senador Sibá Machado.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de despedida ao Senador Sibá Machado.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15350
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, SIBA MACHADO, SENADOR, DESPEDIDA, SENADO, RETORNO, MARINA SILVA, TITULAR, ELOGIO, EFICACIA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Papaléo Paes, que preside esta sessão, Parlamentares presentes, nós falamos aqui em nome do Piauí. O Piauí, terra querida, filha do sol do Equador; na luta, o teu filho é o primeiro que chega. Nisso, o poeta da Costa e Silva traduz o Siba, que nasceu lá, numa cidade próxima da nossa capital, União, cidade de grande formação cristã, povo honrado e trabalhador.

            Os pais dele lá construíram, à semelhança da Sagrada Família, uma sagrada família de 10 filhos. Só o amor constrói para a eternidade. Os pais do Sibá, piauienses de União, 10 filhos, melhoraram muito este Brasil. Aí nós emprestamos o Sibá para o Acre; o Piauí tem 3,6 milhões de habitantes que andam aí pelo Brasil enriquecendo o País, a exemplo de Evandro Lins e Silva, João Paulo dos Reis Velloso, Carlos Castello Branco, Pedro Sampaio, essas genialidades que andam por aí. O Sibá é um deles - e falo aqui em nome de Alberto Silva, que conviveu com V. Exª como Senador, com longevidade que traduz também essa formação cristã do Piauí; em nome do Heráclito Fortes e em nome do João Vicente.

            Sibá, lembre que vou lhe dar a bandeira do Piauí, que é mais bonita do que a do Brasil.

            Tem as mesmas cores: o verde, o amarelo, o branco e o azul. Agora, mostrando a nossa decisão, nós só temos uma estrela - uma homenagem à estrela Antares. V. Exª aqui foi essa estrela e engrandeceu o Piauí, o Brasil e a democracia.

            A gratidão dos seus irmãos. Eu e a minha Adalgisa queremos lhe convidar para hospedá-lo lá no Delta - verdes mares bravios com brancas dunas, sol que nos tosta o ano todo -, na nossa casa. Você e a Rose - ele foi danado e melhorou a raça. Foi se cruzar com uma mulher bonita lá do Rio Grande do Sul - empata com a Adalgisa.

            É o seguinte: ele só tem dois filhos. Sibá Machado, você vai ter um filho lá na minha casa, no Piauí, para melhorar o Piauí e o mundo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15350