Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Parabeniza o trabalho do Senador Francisco Dornelles e da Senadora Lúcia Vânia. Elogia, também, o Senador Fávio Arns que fez um brilhante parecer da Medida Provisória 410.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Parabeniza o trabalho do Senador Francisco Dornelles e da Senadora Lúcia Vânia. Elogia, também, o Senador Fávio Arns que fez um brilhante parecer da Medida Provisória 410.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15549
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ELOGIO, TRABALHO, FRANCISCO DORNELLES, LUCIA VANIA, SENADOR, RELATOR, PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO (PLV), GARANTIA, COMERCIO, BEBIDA ALCOOLICA, MARGEM, RODOVIA, AUMENTO, PUNIÇÃO, MOTORISTA, CONSUMO, ALCOOL, SITUAÇÃO, EMBRIAGUEZ, APROVAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO, PROGRAMA NACIONAL, INCLUSÃO, JUVENTUDE, BAIXA RENDA, RETORNO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO.
  • EFICACIA, RELATORIO, FLAVIO ARNS, SENADOR, RELATOR, MEDIDA PROVISORIA (MPV), REGULAMENTAÇÃO, SITUAÇÃO, ASSALARIADO, CAMPO, GARANTIA, BENEFICIO, TRABALHADOR RURAL, EXPECTATIVA, VOTAÇÃO.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, quero também cumprimentar o Senador Dornelles por sua sensibilidade, já que tenho tanta preocupação com emprego. A questão da bebida alcoólica é de educação, de prevenção, de formação, de divulgação. S. Exª mencionou muito bem em seu relatório o tanto que a bebida é prejudicial, principalmente quando se bebe de posse de um caminhão, de um ônibus, de um carro.

            Conversava com o Senador Dornelles e S. Exª reafirmava que essa posição assumida por ele beneficia armazéns, hotéis, hotéis-fazenda, pousadas, supermercados, bares e restaurantes situados em áreas rurais, e também beneficia, pela forma como ficou agora, 50 mil empresas. Posso lhe dizer, sem medo de errar, que estariam em risco em torno de 80 mil empregos, se não fossem as alterações feitas no substitutivo pelo Senador Dornelles.

            Do Rio Grande do Sul, Senador Dornelles, recebi milhares de e-mails, apontando exatamente na linha do que foi o seu relatório. Fica, aqui, o nosso cumprimento. V. Exª, mais uma vez, com sabedoria, constrói um meio-termo, que penaliza quem comete o delito, mas não penaliza aqueles que geram empregos, que são os hotéis, que são os restaurantes, que são as pousadas. Por isso, ficam aqui os meus cumprimentos pelo brilhante relatório.

            Também quero cumprimentar a Senadora Lúcia Vânia. Sem sombra de dúvida, o Projovem Adolescente, o Projovem Urbano, o Projovem Campos - Saberes da Terra cumprem papel fundamental para preparar nossa juventude, inclusive para enfrentar o mercado de trabalho no amanhã, já que aqui também fala do Ensino Fundamental e do ensino profissional.

            Então, Sr. Presidente, acho que foi um grande dia para o Senado da República, um grande dia para o Governo, que é autor das duas medidas que foram encaminhadas à Casa, e um grande dia para os dois relatores, para a Câmara e também para o Senado.

            Quero dizer que também o Senador Flávio Arns merece os nossos elogios, porque S. Exª estava preparado para relatar a Medida Provisória nº 410, que vai regulamentar a questão do assalariado no campo; inclusive trata da questão da aposentadoria. O Senador Flávio Arns fez um brilhante parecer que, no meu entendimento, até na próxima semana, poderá até, mediante negociação com os setores envolvidos, melhorar ainda mais, para construirmos aqui o grande entendimento numa votação em consenso.

            Confio na habilidade, na competência do Senador Flávio Arns, porque entendo que a Medida Provisória nº 410, da forma como ele está construindo seu relatório final, significa um grande avanço para todo trabalhador rural, não só para aquele que está na ativa, mas também para aquele que sonha com sua aposentadoria.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15549