Discurso durante a 86ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem ao Senador Jefferson Péres.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Senador Jefferson Péres.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2008 - Página 16731
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JEFFERSON PERES, SENADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), VALORIZAÇÃO, VIDA PUBLICA, DIRETRIZ, ETICA, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, ANALISE, OPORTUNIDADE, BRASILEIROS, VULTO HISTORICO.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador) - Eu queria apenas me congratular com os Senadores Arthur Virgílio e Cristovam Buarque.

            Senador Alvaro Dias, isso é muito importante, isso transcende.

            Senador Romeu Tuma, o nosso País, durante 300 anos, quase não teve heróis, exemplos. O povo mineiro, inteligentemente, foi buscar a figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi o primeiro em 300 anos. Acho que até pela semelhança física com Cristo: magro, cabelo grande, no final, uma crucifixão, a ida ao Cólgota, Senador Tião Viana; Tiradentes foi para o cadafalso.

            Então, passamos quase 300 anos sem dar culto aos nossos heróis e aos nossos exemplos. E, nesses duzentos anos de Brasil, depois de 1808, quando aqui chegaram realmente os reis de Portugal para nos civilizar - ouviu, Tião? -, são muito poucos os heróis. Atentai bem! Se nós virmos as histórias das outras nações, aí veremos como eles prestam homenagens aos seus heróis, aos seus homens públicos.

            Senador Tião Viana, um fato que mais me impressiona - e eu já fui algumas vezes aos Estados Unidos -, na Disney World, é aquele museu de cera, que tem um espetáculo no qual todos os Presidentes da República aparecem; são reproduzidas as vozes de alguns em discursos e, de hora em hora, todo o povo se levanta e bate palmas, mostrando um culto aos seus ícones da política. Na Inglaterra, atentai bem, a Igreja Anglicana não tem santo, mas ela permite que tenha vultos heróicos, que saberão motivar o povo inglês. O México, como tem estátuas! Nós temos bem poucas.

            Então, nós temos Jefferson Péres, que significa hoje... Eu ouvi Ulysses dizer que a corrupção é o cupim que corrói a democracia. Mas eu quero dizer que, hoje, a ética é o principal símbolo que nós devemos mostrar à nossa mocidade. Assim como Rui Barbosa foi o Sr. Justiça, como Ulysses foi o Sr. Diretas Já, eu entendo que o nosso Senador Jefferson Péres foi o Sr. Ética.

            Ele merece uma homenagem toda especial, para que fique consolidada como exemplo na mente da nossa mocidade brasileira. Acho que a homenagem deverá ser prestada não só aqui, mas também lá. Devemos ir a Manaus mostrar a nossa gratidão pelo exemplo ético que ele deu à política.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2008 - Página 16731