Discurso durante a 91ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Associa-se à homenagem pelo aniversário de 80 anos do empresário Antônio Ermírio de Moraes.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.:
  • Associa-se à homenagem pelo aniversário de 80 anos do empresário Antônio Ermírio de Moraes.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2008 - Página 17689
Assunto
Outros > HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, ANTONIO ERMIRIO DE MORAES, EMPRESARIO, ELOGIO, ATUAÇÃO, IMPORTANCIA, AMBITO NACIONAL, AUTORIA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ADVERTENCIA, INFERIORIDADE, AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO BASICA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Queremos cumprimentar V. Exª pela feliz iniciativa de homenagear o empresário Antônio Ermírio de Moraes.

            A homenagem foi consubstanciada e valorizada com a participação do líder do Nordeste, que traduziu o significado que ele e toda sua família têm para a grandeza da nossa região. Eu, particularmente, na história do Brasil, acho que o maior empresário do século XIX foi Mauá; do século XX, estão disputando seu bisavô e Antônio Ermírio de Moraes.

            Agora, eu queria chamar a atenção de V. Exª, como paulista, para a educação, que foi aqui detalhada e analisada pelo Jarbas Vasconcelos.

            Na minha avaliação, o melhor trabalho sobre educação está no livro Escritos da Maturidade, de Albert Einstein, que há dez dias vem sendo publicado na Folha de S.Paulo por Antônio Ermírio de Moraes. Em seu artigo, adverte que, se as escolas avaliadas naquele Estado tiveram pouco mais de um de nota, menos que dois, o que seria de se esperar deste Brasil? Se São Paulo, que é uma potência e uma riqueza, está vivendo esse fracasso na educação, por analogia, o que seria do resto do Brasil?

            Então, V. Exª, como representante de São Paulo, poderia levar a Antônio Ermírio que eu, presidindo o Senado da República, represento o louvor de todos os Senadores à pessoa dele. Pedimos a ele que junte o artigo dele em que analisa a educação precária do Estado de São Paulo e sua preocupação com o que será do Brasil ao artigo de Einstein, para que possamos pedir ao nosso Luiz Inácio, elogiado por ele e que receberá também os nossos elogios se o fizer, que distribua isso a todos os professores do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2008 - Página 17689