Discurso durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem a Leonel de Moura Brizola, pelo transcurso do quarto aniversário de seu falecimento. Defesa de uma refinaria no Rio Grande do Norte.

Autor
Rosalba Ciarlini (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: Rosalba Ciarlini Rosado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA ENERGETICA.:
  • Homenagem a Leonel de Moura Brizola, pelo transcurso do quarto aniversário de seu falecimento. Defesa de uma refinaria no Rio Grande do Norte.
Publicação
Publicação no DSF de 11/06/2008 - Página 19033
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, LEONEL BRIZOLA, EX GOVERNADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, ORADOR, INICIO, VIDA PUBLICA, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, POLITICA NACIONAL, PRIORIDADE, EDUCAÇÃO, DIRETRIZ, NACIONALISMO, ESPECIFICAÇÃO, CAMPANHA, PETROLEO.
  • INJUSTIÇA, AUSENCIA, REFINARIA, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), APROVEITAMENTO, PRODUÇÃO, PETROLEO.
  • PROTESTO, NOTICIARIO, ANUNCIO, REFINARIA, PETROLEO, ESTADO DO MARANHÃO (MA), CONTINUAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), INFERIORIDADE, COMPENSAÇÃO, PRODUÇÃO, COBRANÇA, ALTERAÇÃO, LOCAL.
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, DIRETOR, ENTIDADE, APOIO, CRIANÇA, VITIMA, CANCER, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ESTADO DA BAHIA (BA).

            A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, eu gostaria também, neste dia em que o Senado presta homenagem à memória do grande brasileiro Leonel de Moura Brizola, de me associar, até porque poucos sabem, mas o início da minha vida política foi no PDT de Leonel Brizola. Tive a oportunidade de, por várias vezes, encontrar-me com o Governador Brizola, com o grande líder Brizola. Na época em que fui prefeita, pela primeira vez, da cidade de Mossoró, o meu partido era o PDT. Inclusive, a minha primeira filiação foi ao PDT, pelo conhecimento da defesa intransigente que Leonel Brizola fazia das questões da educação, em defesa da nossa criança.

            Sr. Presidente, pode ficar certo de que as unidades de apoio à criança que tive a oportunidade de construir, colocando em creche, muitas em tempo integral, dez mil crianças lá na cidade de Mossoró, tinham inspiração nesse programa que foi fruto da experiência, da dedicação, da visão de futuro desse grande homem, que sabia que o Brasil, para ser forte, precisava caminhar firme pelos caminhos da educação.

            Há também outra questão que sempre, desde menina, despertou-me admiração, que é exatamente a defesa que Brizola fazia das nossas questões nacionais. Lembro-me da campanha “o petróleo é nosso”. E, hoje, exatamente relembrando essa grande luta de Brizola em defesa da nossa Petrobras, em defesa do nosso petróleo, venho aqui também fazer uma observação, Sr. Presidente, de algo que se refere ao nosso Estado, o Rio Grande do Norte. Desde os finais da década de 70, o petróleo é explorado no nosso Estado, o que já rendeu milhões de reais para enriquecer o nosso País, fruto do ouro negro retirado do nosso subsolo. O nosso pequeno Estado tem contribuído muito, e nós sabemos - V. Exª sabe e tem sido um defensor - que é necessário que sejamos reconhecidos, já que o Governo Federal, por decisões políticas, não tem reconhecido o valor da contribuição do nosso petróleo, deixando-nos crescentemente indignados com a injustiça de não termos uma refinaria.

            Já fomos preteridos quando se falava na primeira refinaria para o Nordeste, que acabou indo para Pernambuco; depois, outra refinaria foi para o Rio de Janeiro; agora - o anúncio está em todos os jornais, em todos os recantos -, uma segunda refinaria será instalada no Nordeste e vai para o Maranhão. Nós é que produzimos! Daqui a 20 ou 30 anos, se não forem descobertas novas jazidas no nosso Estado, esse petróleo vai se exaurir e, em vez de termos ficado com o resultado, a compensação pelo muito que contribuímos, Sr. Presidente, vamos ficar tamponando os buracos que foram abertos na época em que havia petróleo, porque é uma riqueza que não é renovável.

            Então, estamos aqui, aproveitando este momento, para nos somarmos a todos na homenagem a esse grande brasileiro, lembrando da sua luta em favor do nosso Brasil, pela educação e na defesa das nossas riquezas, do nosso potencial, quando fez a campanha “o petróleo é nosso”. Que ele nos ilumine para, em defesa do nosso Estado, podermos ter o direito, que é nosso, de termos também uma refinaria, e não as compensações que colocam como se fossem um confeito na boca de uma criança, dizendo que o Pólo de Guamaré vai se transformar numa refinaria, porque agora haverá mais uma planta de refino para ampliar o seu trabalho. É claro! A Petrobras é uma empresa competente, aproveita tudo e, se aquilo ali está sendo feito, é exatamente por sua competência e também visando ao lucro, mas não é o que nós precisamos. Nós precisamos, sim, de uma refinaria prêmio, como a que está sendo anunciada; de um investimento como o que houve em Pernambuco, de bilhões de dólares, que já está sendo anunciado para o Maranhão, e que já se fala que poderá ir para o Ceará. Não tenho nada contra o Ceará, muito pelo contrário, nem contra nenhum Estado brasileiro, mas não posso deixar de ver o nosso pequeno Estado, que há mais de trinta anos sonha e tem as condições técnicas, mais uma vez ficar sendo escanteado, esquecido e injustiçado.

            Em nome daqueles que sempre trabalharam - e aqui renovo a figura de Leonel Brizola, que sempre teve a coragem, a audácia, e esteve à frente do seu tempo - em defesa deste Brasil forte e soberano, estou aqui clamando, Sr. Presidente, a junção dos nossos esforços pela nossa refinaria do Rio Grande do Norte.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/06/2008 - Página 19033