Fala da Presidência durante a 97ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Repúdio ao ato de repressão da Brigada Militar do Rio Grande do Sul contra manifestação pacífica protestando contra os desmandos no Detran e no Banrisul.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • Repúdio ao ato de repressão da Brigada Militar do Rio Grande do Sul contra manifestação pacífica protestando contra os desmandos no Detran e no Banrisul.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2008 - Página 18960
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • REPUDIO, CONDUTA, BRIGADA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), REPRESSÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, PROTESTO, CORRUPÇÃO, DEPARTAMENTO DE TRANSITO (DETRAN), BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S/A (BANRISUL), DETENÇÃO, CAMINHÃO, CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES (CUT).

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Senador Papaléo Paes, V. Exª faz essa manifestação e eu, por obrigação também, quero informar à Casa que recebi um telefonema, há alguns minutos, do Presidente da CUT do Rio Grande do Sul, companheiro Celso, sobre uma grande manifestação em Porto Alegre em frente ao Palácio da Governadora Yeda Crusius, protestando contra os desmandos no Detran de lá e também no Banrisul.

            O que ele estava me dizendo aqui é que houve uma manifestação com cerca de 500 lideranças de todo o Estado e que, infelizmente, a Polícia Militar prendeu o caminhão de som da CUT e o próprio motorista. O Celsinho, no momento em que me ligou, estaria na delegacia para que parte desses companheiros, no caso, os que dirigiam o caminhão, tivessem a liberdade e o direito de ir e vir.

            Entendo que a manifestação é legítima e apenas lamento a repressão porque os trabalhadores e trabalhadoras que estavam lá simplesmente pediam que a corrupção fosse investigada e, como a gente diz sempre, doa a quem doer.

            Fazemos esse manifesto aqui publicamente em solidariedade aos trabalhadores.

            Eu, que tenho uma relação excelente com a brigada militar do Rio Grande do Sul, lamento o que aconteceu que foi um ato de repressão contra uma manifestação pacífica exigindo que a CPI tome todas as providências e o caso fosse esclarecido.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2008 - Página 18960