Discurso durante a 97ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Desmente a notícia veiculada hoje, de que os Senadores Sérgio Guerra, Arthur Vírgilio e Tasso Jereissati, todos do PSDB, estariam com o compromisso de jantar com a ex-diretora da Anac, Sra. Denise Abreu.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Desmente a notícia veiculada hoje, de que os Senadores Sérgio Guerra, Arthur Vírgilio e Tasso Jereissati, todos do PSDB, estariam com o compromisso de jantar com a ex-diretora da Anac, Sra. Denise Abreu.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2008 - Página 18959
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • DESMENTIDO, NOTICIARIO, DIVULGAÇÃO, COMPROMISSO, SERGIO GUERRA, ARTHUR VIRGILIO, TASSO JEREISSATI, SENADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ENCONTRO, EX-DIRETOR, AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC), FORMA, DESVALORIZAÇÃO, DENUNCIA.
  • DEFESA, INTERESSE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), PRESENÇA, EX-DIRETOR, AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC), COMISSÃO, INFRAESTRUTURA, SENADO, ESCLARECIMENTOS, VENDA, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG).

            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, tenho o dever e a obrigação de trazer a esta Casa esclarecimento sobre uma notícia veiculada hoje, de que os Senadores Sérgio Guerra, Presidente do PSDB, Arthur Virgílio, Líder da bancada do PSDB, e o Senador Tasso Jereissati, ex-Presidente do PSDB, nosso companheiros, todos do meu partido, estariam hoje com o compromisso de jantar com a ex-Presidente da Anac, a Srª Denise Abreu.

            Quero dizer a V. Exª inicialmente que o Senador Tasso em Brasília não se encontra; ele não decidiu se viria hoje ou não. O Senador Arthur só vem hoje à noite para Brasília porque amanhã tem um compromisso importante na Comissão de Assuntos Econômicos. O Senador Sérgio Guerra estará em Brasília hoje a noite por ter um jantar marcado com um governador do PSDB.

            Então, o que quero deixar bem claro, Sr. Presidente, uma vez que a notícia teve alguma repercussão por fazer parte de um jornal importante, de vários jornais importantes que, em nossa análise, é uma forma de querer desqualificar as denúncias feitas pela Srª Denise Abreu. Nós, brasileiros, e principalmente nós representantes do povo, não podemos deixar isso passar em branco e o PSDB deixa mais uma vez bem claro que irá fazer todo o empenho, irá aplicar toda a sua responsabilidade na próxima quarta-feira, na Comissão de Infra-estrutura, exatamente para esclarecer tudo o que foi denunciado. E ainda para que o Brasil, na próxima quarta-feira, pelo depoimento da Srª Denise Abreu, seja esclarecido da tão tumultuada venda da Varig. Nós precisamos desse tipo de esclarecimento.

            Ainda há pouco um jornal me entrevistava por telefone, e o repórter me perguntava: “O senhor não acha que o Presidente da República deveria vir a público falar sobre esse assunto?” Eu disse: “Achar, todos nós achamos, mas o Presidente jamais se ocupa de um microfone, de um comunicado à Nação para dar satisfação do seu Governo à população. Ele se esconde atrás do ‘não sei’, ‘foi o assessor’, ‘parece que foi fulano’, ‘mas tem que apurar’”. Então, não existe essa participação. Mas todos nós queremos que o Governo, de uma maneira oficial, venha e declare se houve ou não participação da Ministra da Casa Civil nesse fato porque não podemos ficar no País do “eu acho, eu não vi, eu não sei”.

            Deixo claro que o PSDB não está interessado em nenhum tipo de conversa prévia com a Srª Denise Abreu e que os nossos três líderes partidários têm compromissos que não incluem - e nem incluíram - a Srª Denise Abreu, a quem nós respeitamos, foi Diretora da Anac, e queremos ouvir dela na Comissão de Infra-Estrutura, na quarta-feira, a sua declaração, o que ela realmente declarou à imprensa.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2008 - Página 18959