Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio a iniciativa do Senador Aloizio Mercadante de propor voto de censura ao parlamento europeu e ao governo espanhol.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Apoio a iniciativa do Senador Aloizio Mercadante de propor voto de censura ao parlamento europeu e ao governo espanhol.
Publicação
Publicação no DSF de 19/06/2008 - Página 21747
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, AUTORIZAÇÃO, ASSINATURA, PROPOSIÇÃO, INICIATIVA, AUTORIA, ALOIZIO MERCADANTE, SENADOR, VOTO, CENSURA, PARLAMENTO EUROPEU, GOVERNO ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA.
  • REITERAÇÃO, ACOLHIMENTO, BRASIL, ABERTURA, OPORTUNIDADE, IMIGRANTE, CONTINENTE, EUROPA, CRITICA, ARBITRARIEDADE, DECISÃO, PARLAMENTO EUROPEU, DISCRIMINAÇÃO, BRASILEIROS, EXTERIOR.
  • NECESSIDADE, POSIÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, BUSCA, MELHORIA, SITUAÇÃO, IMIGRANTE, BRASIL.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, não vou perder essa chance ímpar de concordar com o Senador Aloizio Mercadante. Inclusive pediria a S. Exª que me permita assinar com ele os dois votos de repúdio, até porque o Brasil tem vivido crises imemoriais. Há registros imemoriais de crises no Brasil, e não nos ocorreu, em nenhum momento, daqui expulsar a valiosa mão-de-obra portuguesa, espanhola ou italiana. Quantas fortunas - Bonfiglioli, Matarazzo - se fizeram com trabalho duro, honesto, árduo, no Brasil, que sempre se mostrou um país de oportunidades.

            O caminho para a Europa, a meu ver, é o das reformas estruturais. O caminho para a Europa não é o da exclusão dos imigrantes. O caminho para a Europa não é o do fechamento à la Le Pen. Não é. O caminho para a Europa é, sem dúvida alguma, o de ver qual é a melhor forma de utilizar a mão-de-obra imigrante, que já tem contribuído em muito para o enriquecimento daquela região, de maneira correta, de maneira concreta, com regras fixas, com regras bem estabelecidas.

            Em outras palavras, Sr. Presidente, esses são gestos que apontam, não raro, para caminhos totalitários, quando alguém acha que se resolvem problemas esmagando direitos de pessoas que já haviam adquirido direitos, pelo que de sangue, de suor e de lágrimas já haviam vertido em favor da Europa, em favor desses países todos.

            Portanto, Sr. Presidente, entendo que tem razão o Senador Mercadante. É justo e o Brasil deve se posicionar pelo seu Parlamento e se posicionar de maneira muito especificamente clara em defesa dos interesses dos brasileiros moradores de Espanha. Quantos espanhóis fizeram fortuna no Brasil? Quantos espanhóis foram acolhidos por este País e quanto contribuíram para o nosso crescimento, para o nosso desenvolvimento?

            Portanto, que se consigne, de fato, o protesto do Parlamento brasileiro. Essa é a posição do PSDB, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/06/2008 - Página 21747