Fala da Presidência durante a 108ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentário sobre o Funger - Fundo para Geração de Emprego e Renda, criado durante sua gestão na Secretaria de Trabalho do Distrito Federal.

Autor
Jorge Afonso Argello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Jorge Afonso Argello
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA SOCIO ECONOMICA.:
  • Comentário sobre o Funger - Fundo para Geração de Emprego e Renda, criado durante sua gestão na Secretaria de Trabalho do Distrito Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2008 - Página 22336
Assunto
Outros > POLITICA SOCIO ECONOMICA.
Indexação
  • COMENTARIO, CRIAÇÃO, FUNDO DE APOIO, EMPREGO, RENDA, GESTÃO, ORADOR, SECRETARIA DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL, DISTRITO FEDERAL (DF), TENTATIVA, REDUÇÃO, EFEITO, CRESCIMENTO DEMOGRAFICO, AMPLIAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CREDITOS, PEQUENO PRODUTOR RURAL, PEQUENA EMPRESA.

            O SR. PRESIDENTE (Gim Argello. PTB - DF) - Agradeço, Senador Heráclito.

            Eu gostaria de falar um pouco sobre esses empréstimos. (Pausa.)

            Existe, no Distrito Federal, Senadores Heráclito Fortes e Pedro Simon, um movimento chamado Funger - Fundo para Geração de Emprego e Renda, que continua na ativa, embora bastante diminuído. Trata-se de um fundo que nós conseguimos aqui, quando Secretário de Trabalho do Distrito Federal, e procurei examinar a função e a questão do trabalho e emprego e a busca de soluções para minorar os efeitos crescentes do inchaço populacional e das deficiências estruturais da economia local. Uma das alternativas foi a criação desse microcrédito. Conseguimos colocar, à época, perto de R$30 milhões para empréstimos a pequenos e microprodutores. Isso é muito importante.

            Estou querendo dizer que sou um árduo defensor do programa de microcrédito. O programa atingia microprodutores urbanos e rurais: artesãos, autônomos, feirantes e outros trabalhadores informais, além de cooperativas, formas associativas e diversas microempresas, destinado, entre outros, capacitar, a treinar e, gerencialmente, orientar e prestar assistência técnica a empreendedores. Foram vários e vários senhoras e senhores, pequenos comerciantes e pessoas autônomas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2008 - Página 22336