Fala da Presidência durante a 131ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Depoimento acerca da visita da comissão de senadores para avaliação da condições da Santa Casa de Misericórdia do Pará, tendo em vista a morte de crianças recém-nascidas.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Depoimento acerca da visita da comissão de senadores para avaliação da condições da Santa Casa de Misericórdia do Pará, tendo em vista a morte de crianças recém-nascidas.
Publicação
Publicação no DSF de 15/07/2008 - Página 27335
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, NATUREZA TECNICA, SENADOR, AUSENCIA, CRITERIOS, POLITICA PARTIDARIA, AVALIAÇÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, SANTA CASA DE MISERICORDIA, ESTADO DO PARA (PA), RESPEITO, ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL, COBRANÇA, REPASSE, GOVERNO FEDERAL, MOTIVO, MORTE, RECEM NASCIDO, ANUNCIO, RELATORIO.

            O SR. PRESIDENTE (Papaléo Paes. PSDB - AP) - Muito obrigado a V. Exª, Senador João Durval.

            Solicito a V. Exª que venha ocupar a presidência da sessão.

            Informamos também a todos os Srs. Senadores e às Srªs Senadoras que o Senado designou uma comissão, que foi até o Pará, onde fizemos uma avaliação sobre as condições da Santa Casa de Misericórdia do Estado, tendo em vista as notícias que envolvem mortes de crianças. Constatamos ali algumas questões importantes, que colaboraram ou colaboram para isso. Faziam parte da comitiva médicos como o Senador Augusto Botelho, o Senador Mozarildo Cavalcanti e eu, além do Senador José Nery e do Senador Flexa Ribeiro.

            Foi uma visita técnica, em que não admitimos qualquer discussão político-partidária. Tenho certeza de que elaboraremos um relatório técnico que irá colaborar com aquela instituição centenária, que, em todo o Brasil, sempre atendeu com dignidade os seus pacientes.

            Então, nós vamos aguardar os resultados. Cumprimos a nossa obrigação como Senadores, visto que as unidades de terapia intensiva neonatais são sustentadas por repasses do Governo Federal. Nós não fomos, de forma alguma, intrometer-nos, envolver-nos na administração da Santa Casa, porque é uma administração estadual, e isso foi respeitado. Por isso, dou essa satisfação a todos.

            Agora, com muita honra, passo a Presidência da sessão para o Senador João Durval.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/07/2008 - Página 27335