Discurso durante a 133ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saúda o centenário do escritor João Guimarães Rosa e a decisão do Mercosul de dar o título de Cidadão ilustre do Mercosul a Eduardo Galeano.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Saúda o centenário do escritor João Guimarães Rosa e a decisão do Mercosul de dar o título de Cidadão ilustre do Mercosul a Eduardo Galeano.
Publicação
Publicação no DSF de 17/07/2008 - Página 27801
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, ANAIS DO SENADO, CENTENARIO, ESCRITOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), DIPLOMATA, ELOGIO, OBRA LITERARIA, VALORIZAÇÃO, NACIONALIDADE, POVO.
  • HOMENAGEM, JORNALISTA, ESCRITOR, PAIS ESTRANGEIRO, URUGUAI, RECEBIMENTO, TITULO, CIDADÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), ELOGIO, OBRA INTELECTUAL, HISTORIA, EXPLORAÇÃO, AMERICA LATINA.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu peço a palavra a V. Exª pela ordem, antes que siga a lista natural - e peço que já me retire da relação, o que facilitará os trabalhos -, para solicitar a V. Exª que inclua nos Anais da Casa dois pronunciamentos que preparei e que considero de grande relevância.

            O primeiro é sobre o centenário de uma figura ilustríssima, um diplomata, João Guimarães Rosa, um escritor, um poeta, um diplomata, que soube compreender bem o sentimento da nacionalidade do povo brasileiro. O segundo é em relação à decisão do Mercosul de dar o título de Cidadão Ilustre do Mercosul a Eduardo Galeano, que também é considerado uma figura extraordinária.

            São dois homens das letras da América do Sul: um uruguaio, que recebe o título de Cidadão Ilustre do Mercosul, Eduardo Galeano; e outro que é Guimarães Rosa, também uma figura ilustríssima da diplomacia, um poeta, um escritor do povo brasileiro.

            São esses dois pronunciamentos em comum que peço a V. Exª que acolha nos Anais do Senado Federal, pela relevância que eles têm para a história política e para a literatura da América do Sul.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/07/2008 - Página 27801