Fala da Presidência durante a 187ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Associa-se ao discurso do Senador Tião Viana em homenagem ao Dia Mundial de Saúde Mental. Homenageia o Dr. Clidenor de Freitas Santos, pioneiro no Brasil a reformular o tratamento de doentes mentais.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Associa-se ao discurso do Senador Tião Viana em homenagem ao Dia Mundial de Saúde Mental. Homenageia o Dr. Clidenor de Freitas Santos, pioneiro no Brasil a reformular o tratamento de doentes mentais.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2008 - Página 39430
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • APOIO, PRONUNCIAMENTO, TIÃO VIANA, SENADOR, HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, SAUDE MENTAL, OPORTUNIDADE, HOMENAGEM POSTUMA, MEDICO, EX-DEPUTADO, ESTADO DO PIAUI (PI), EX PRESIDENTE, INSTITUTO DE PREVIDENCIA E ASSISTENCIA AOS SERVIDORES DO ESTADO (IPASE), PIONEIRO, BRASIL, BUSCA, MELHORIA, TRATAMENTO, PACIENTE, DOENÇA MENTAL.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Tião Viana, desejo cumprimentá-lo. E quis Deus que eu, como médico, estivesse presidindo a sessão. Associo-me a V. Exª na sensibilidade de homenagear o Dia da Saúde Mental. Como reza a Organização Mundial de Saúde, a saúde não é apenas a ausência de enfermidade ou doença, mas o mais completo bem-estar físico, social e mental.

            Senador Paulo Paim, tenho orgulho do Piauí. Foi em Teresina, um ícone do sistema de saúde, que se instalou um dos mais modernos hospitais de psiquiatria: o Sanatório Meduna. O Dr. Clidenor de Freitas, que foi Parlamentar e Presidente do Ipase, cassado pela ditadura, foi o primeiro médico do Norte e Nordeste a tirar as correntes que prendiam os doentes mentais.

            Então, este é um dia de homenagem aos que se dedicam à saúde mental e eu queria prestar esta homenagem àquele que foi o pioneiro no avanço do tratamento dos doentes mentais no Piauí, o Dr. Clidenor de Freitas, que foi Parlamentar, Presidente do Ipase, cassado pela ditadura, o primeiro a tirar as correntes que prendiam os doentes mentais nos hospitais de tratamento psiquiátrico.

            Tião Viana, a nossa admiração por V. Exª. Nós o sabíamos como um dos mais competentes professores de doenças infecto-contagiosas, mas V. Exª mostrou a grandeza do entendimento da Medicina falando com muita segurança sobre os problemas mentais.

            Convidamos a usar da palavra o nosso Senador Adelmir Santana, com a aquiescência do nosso Paulo Paim e Geraldo Mesquita, que estavam inscritos para falar antes.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2008 - Página 39430