Discurso durante a 190ª Sessão Especial, no Senado Federal

Saúda a aprovação pelo Senado do Projeto de lei complementar que regulamenta a criação de novos municípios. Defende a criação do Estado de Gurgéia, pelo desenvolvimento do sul do Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIVISÃO TERRITORIAL.:
  • Saúda a aprovação pelo Senado do Projeto de lei complementar que regulamenta a criação de novos municípios. Defende a criação do Estado de Gurgéia, pelo desenvolvimento do sul do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2008 - Página 39895
Assunto
Outros > DIVISÃO TERRITORIAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, APROVAÇÃO, SENADO, NORMAS, REGULAMENTAÇÃO, CRIAÇÃO, MUNICIPIOS.
  • REGISTRO, EXPERIENCIA, ORADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), CRIAÇÃO, MUNICIPIO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, FORMAÇÃO, LIDERANÇA, COMUNIDADE, INTERIOR.
  • DEFESA, AMPLIAÇÃO, NUMERO, ESTADOS, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, DESMEMBRAMENTO, ESTADO DO PIAUI (PI).

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Garibaldi Alves, só queria cumprimentá-lo. Eu realmente já disse que V. Exª foi ungido por Deus. V. Exª, Garibaldi, entrou nessa Presidência num momento de dificuldades e combateu o bom combate, “navegar é preciso”, e V. Exª navegou com sabedoria. E, hoje, oferece à Nação um dos projetos de lei mais interessantes, que é o renascer de novos Municípios.

            E queria aqui dar o meu testemunho, ô Garibaldi, de que, quando governei o Estado do Piauí, Deus me permitiu fazer nascer 78 novos Municípios, o que é um fato inédito. Mas isso não foi uma luz minha, não. Foi do Governador que nos antecedeu, que foi Senador da República, Freitas Neto. Eu era Prefeito da minha cidade. Ele começou. Havia 115 Municípios, ele criou 30, ficaram 145. E, quando comecei a governar o Piauí, fiquei encantado com esse projeto e dei continuidade a ele. De repente, nasceram 78 novas cidades no Estado do Piauí.

            Atentai bem, Senador Casildo Maldaner, “o essencial é invisível aos olhos”, dizia Antoine de Saint-Exupéry. Além daquilo que você vê em uma nova cidade - as avenidas iluminadas, a praça para namorar, o mercado para comercializar, a escola para aprender, a cadeia para pôr ordem -, o mais importante é transformar aqueles homens de campo em líderes.

            Há o aparecimento de um chamamento para a responsabilidade administrativa e surgem os Vereadores, os Vice-Prefeitos e os Prefeitos. Iria dar um exemplo; um quadro vale por dez mil palavras.

            Presidente Garibaldi Alves, em uma das cidades pequenininhas que criei, Jatobá, apareceu um Prefeito, João Félix. Foi reeleito. E foi tão bom que foi Prefeito da cidade-mãe, Campo Maior, onde se deu a Batalha do Jenipapo, que garantiu esta unidade no Brasil. E foi reeleito.

            Em outro Município, o de Joca Marques, pequenininho, uma mulher, uma bela mulher foi Prefeita, reeleita e, aí, passou para a cidade-mãe, Luzilândia, e lá conseguiu se reeleger também.

            Então, além disso, transformamos aqueles homens do campo em verdadeiros líderes. E V. Exª tem tido tanto sucesso, que não duvido nada que aqui baixe o Divino Espírito Santo e a gente consiga fazer uma emenda, uma lei para que V. Exª possa ser reeleito.

            Mas eu lembraria, Senador Garibaldi Alves - está aqui o nosso Jayme Campos -, a criação de Estados. Está aí muito palpável. Tocantins, além dos minérios, da pecuária e da agricultura, hoje é o maior centro de universidade a distância. Lá existe uma universidade, a EADCON - ficou próxima de Brasília -, que de lá vai Brasil afora, para o interior, a universidade à distância. E Mato Grosso do Sul - está aqui a grandeza dos que representam essa pujança. Então é hora, Garibaldi, de reanalisarmos aqueles projetos de aparecer novos Estados. O bom exemplo é que Mato Grosso do Sul e Tocantins enriqueceram o Brasil. Os Estados Unidos, que estão aí, com uma área geográfica quase como a nossa, têm 50 Estados; o México é menos da metade do Brasil e tem 35 Estados. Então, é hora.

            Depois do êxito dessa integração municipal, V. Exª, que tem conquistas através de conquistas, deve fazer renascer esses projetos. E o Piauí quer se dividir, quer que seja criado, no sul do Estado, Gurguéia, um novo Estado.

            Nós confiamos que, ainda neste seu mandato - confiando ainda que o Divino Espírito Santo baixe nesta Casa e que V. Exª possa ser reeleito -, V. Exª consiga a votação da criação dos novos Estados, entre eles o Estado do Gurguéia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2008 - Página 39895