Discurso durante a 201ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação à delegação presente na Casa, que veio discutir a questão do direito ambiental. Saudação à presença em Plenário, do Governador Sérgio Cabral e do Prefeito-eleito do Município do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Autor
Romeu Tuma (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. EDUCAÇÃO.:
  • Saudação à delegação presente na Casa, que veio discutir a questão do direito ambiental. Saudação à presença em Plenário, do Governador Sérgio Cabral e do Prefeito-eleito do Município do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2008 - Página 42075
Assunto
Outros > SENADO. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, PLENARIO, MINISTRO, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), GRUPO, DEFESA, DIREITO, MEIO AMBIENTE, COMENTARIO, IMPORTANCIA, FISCALIZAÇÃO, SETOR, CUMPRIMENTO, CANDIDATO ELEITO, PREFEITURA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), GOVERNADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, RELEVANCIA, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, COMBATE, VIOLENCIA, EXPECTATIVA, QUALIDADE, GESTÃO, PARCERIA, PREFEITO.
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, APERFEIÇOAMENTO, LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, DISPONIBILIDADE, ASSISTENCIA EDUCACIONAL, ASSISTENCIA PSICOLOGICA, ALUNO, INFERIORIDADE, RENDIMENTO ESCOLAR, COMENTARIO, DEBATE, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, GRAVIDADE, OCORRENCIA, VIOLENCIA, CORPO DOCENTE, CORPO DISCENTE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Presidente Mão Santa. O senhor me encabula, eu quase deixo a tribuna aqui para ficar matutando sobre as palavras amorosas de V. Exª, sob a égide de Rui Barbosa, melhor ainda, e de Jesus Cristo também. Eu acredito na lisura permanente da palavra de V. Exª.

         É sempre um honra para o Senado quando V. Exª assume esta Presidência. Quiçá um dia seja definitivo! Agradeço muito as palavras sábias de V. Exª.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Já consegui um voto aqui, no lugar do PMDB, do Camata. Mas, se Deus... Eu talvez não fosse o melhor para o Partido dos Trabalhadores, para o Presidente Luiz Inácio, mas seria muito bom para democracia, para o equilíbrio entre os Poderes.

O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP) - Obrigado. Primeiro quero saudar o Ministro do STJ, que vem com uma delegação do Direito Ambiental, tão discutido nos últimos tempos e que, talvez, seja mais importante até do que a crise, Senador Alvaro Dias. Compõe a crise a discussão sobre Direito Ambiental, até porque vários projetos em andamento sofrem com a fiscalização e com a visão do Direito Ambiental para serem aprovados ou não.

O Senador Jefferson Praia sabe o que isso pode significar para a região amazônica, que ele tão bem representa nesta Casa.

Em primeiro lugar, quero dizer que apresentei três projetos. Um para estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional e para determinar que alunos da educação básica com menor rendimento escolar tenham atendimento educacional e psicológico especializado, gratuito e obrigatório.

O Senador Alvaro Dias é testemunha do debate que houve ontem sobre a violência, na Comissão de Educação. Hoje de manhã, inclusive, uma das primeiras notícias na TV foi, sem dúvida, a violência de uma professora contra um aluno e vice-versa.

Quero saudar o prefeito eleito Eduardo Paes, colega nosso aqui de tantas CPIs, que, brilhantemente, foi o vencedor, e o nosso Sérgio Cabral.

Sérgio, vou interromper o discurso, meu governador - não dá para continuar -, para saudar V. Exª e o prefeito. O prefeito sabe da minha admiração. O Presidente Sarney aqui acompanhando essa delegação tão bonita, assim como o Senador Paulo Duque e tantos outros que abrilhantam e dão dignidade a esta Casa.

Governador Sérgio Cabral, é uma alegria vê-lo aqui, uma satisfação enorme. O meu coração palpita diferentemente do que diariamente acontece quando a sua ausência é sentida. Acompanhei de perto a sua luta pela eleição do Paes e vi a força da sua integridade moral, da sua disposição em receber o apoio da população do Rio de Janeiro, hoje tão sofrida, tão amargurada pela rotulagem de ser um Estado onde a criminalidade prevalece sobre a justiça. V. Exª tem lutado para que isso se inverta. E tenho certeza de que o Paes fará uma prefeitura com dignidade e respeito, seguindo os seus passos, para que, realmente, o Rio de Janeiro receba o tratamento merecido por tudo aquilo que tem feito em benefício do Brasil.

         É um orgulho para mim estar nessa hora vendo o Presidente Sarney, que sorri à minha pessoa. Peço licença para não continuar o discurso, Sr. Presidente, porque a emoção não deixa.


Modelo1 6/26/242:52



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2008 - Página 42075