Discurso durante a 209ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Indignação com a paralisação de obras no Piauí, devido à corrupção.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Indignação com a paralisação de obras no Piauí, devido à corrupção.
Aparteantes
Mário Couto.
Publicação
Publicação no DSF de 11/11/2008 - Página 44632
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • DENUNCIA, CORRUPÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PIAUI (PI), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), APRESENTAÇÃO, DADOS, PARALISAÇÃO, OBRAS, METRO, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), PREVENÇÃO, INUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), ADUTORA, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF), IRREGULARIDADE, MINISTERIO DO TURISMO, MINISTERIO DAS CIDADES, PROGRAMA, ELETRIFICAÇÃO RURAL.
  • LEITURA, TRECHO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, JORNAL DO SENADO, DISTRITO FEDERAL (DF), DADOS, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), IRREGULARIDADE, OBRA PUBLICA, ESPECIFICAÇÃO, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO.
  • SOLICITAÇÃO, ATENÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CORRUPÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte. Sem revisão do orador.) - Senador Alvaro Dias, que preside esta sessão de segunda-feira, 10 de novembro, Parlamentares presentes, brasileiras e brasileiros que nos assistem no plenário do Senado, e os que nos assistem por meio do sistema de comunicação do Senado, que é fabuloso, a televisão, a rádio AM, a rádio FM, o jornal, enfim, entra até a “Voz do Brasil”.

Senador Mário Couto, V. Exª tem bradado muito aqui e denunciado no seu Estado a violência enorme, grandiosa. Segundo V. Exª, o Pará está no pódio, medalha de ouro, disputando aí com os Estados mais violentos.

Quero dizer que o da corrupção é o meu Estado. O PMDB foi entregá-lo ao PT, olhe no que deu. O PMDB de Ulysses Guimarães - aquele que está encantado no fundo do mar - que advertia que a corrupção é o cupim que corrói a democracia. Nunca vi, Senador Efraim Morais, tanto cupim nos aloprados do PT como no meu Estado! Mas o Senador Mário Couto também é governado pelo PT no seu Estado.

         Atentai bem! Parou por quê? Por que parou?

E vem adentrando, graças a Deus, o Senador Tião Viana, do PT bom, do Senador Paulo Paim. Este vai ser consagrado nas primárias do PT e vai ser o Obama que vem do Rio Grande do Sul.

Senador Paulo Paim, por que não me submeto à Liderança do PT do meu Estado? Porque nunca vi tanta corrupção. Nunca! Nunca! A minha mãe era terceira franciscana, ensinou-me no colo os mandamentos - Não roubarás! -, e eu nunca vi aloprados tamanhos como os que assaltam. “Parou por quê?” Está no Jornal do Senado, o semanário, que é placa branca total. Eu gosto mais do diário. Neste aqui, eu acho que colocaram lá o chefe, que é deles, é nomeado por eles. Diz:

Parou por quê?

As 66 obras com indícios de irregulares graves, para os quais o Tribunal de Contas da União sugere suspender os repasses. [E os aloprados sugerem acabar com o Tribunal de Contas da União. Onde já se viu? Nunca dantes tivemos tantos aloprados corruptos neste País, Luiz Inácio! Atentai bem!] Entre elas, figuram 25 ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Aquelas galinhas cacarejadoras! São 25 do PAC aqui. Das 66 obras embargadas pelo Tribunal de Contas da União, 25 são do PAC. Desses que cacarejam obras. Em verdade, eu vos digo: é muita corrupção.

Vou mostrar aqui o que me entristece. E peço que coloquem do tamanho de um outdoor. Façam de conta que é o Tião, do PT, que está falando; que é o Mercadante. Então, bota grandão, porque, quando somos nós, sai pequenininho. Não sai nem na “Voz do Brasil”. Duvido que saia isso na “Voz do Brasil”. Duvido! Mas esses aloprados não conseguirão me tirar daqui, esses aloprados corruptos. Sou do Piauí. Lá, o caboclo, a gente diz: “a gente mata, mostra o pau e a cobra”. Não sei quanto ao caboclo do seu Pará. Está aqui! Bota grandão! São várias linhas. Uma linha é um Estado que só tem uma corrupção, e vou prestar uma homenagem, porque, no meio de um mar de corrupção que campeia aí, que Rui previu, de tanto ver as nulidades atingirem o governo, campear a corrupção, vai haver o dia em que teremos vergonha de sermos honestos!

Ó Senador jurista Geraldo Mesquita, que sabe o Rui Barbosa todo, atentai bem! Vou prestar primeiro uma homenagem. Shakespeare disse que não há bem nem mal; o que vale é a interpretação. Vamos interpretar o louvor porque só tem uma corrupçãozinha no meio desse mar. Tem só uma linha. Acre. Alegra-te, Tião, porque só tem uma; Amazonas só tem uma; Ceará só tem uma corrupçãozinha - e estou sendo justo -; Goiás só tem uma; Pará, o seu Dnit tem duas. Tem uma linha porque é uma repartição e é do teu Dnit que tu amas, Senador Mário Couto - já saiu a CPI? “Não sai, não deixo. Se for para mostrar, não deixo”. É assim. Botaram já debaixo do tapete a ética, a vergonha e a dignidade. Não tem aquele negócio do tapete? Luiz Inácio, levanta esse tapete! Pernambuco tem duas. Acabou. Agora, o campeão da malandragem e da corrupção: Piauí, terra querida filha do sol, atacada pelos aloprados corruptos! Então, vou apenas ler, mostrando o pau e a cobra. Cuidado! Não entregue seu Estado ao PT.

Então, vamos ao Piauí, o campeão:

- Dnit: Expansão do sistema de trens urbanos de Teresina;

- Ministério do Meio Ambiente: construção da barragem do Rangel, em Redenção do Gurguéia - parada por corrupção -; projetos para prevenção de enchentes no rio Poty, em Teresina. Está parada, teresinenses, por corrupção!

- Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf): construção da Adutora do Sudeste Piauiense, com 147 quilômetros - é uma que traz água lá de Pernambuco, porque o Piauí tem 40% de semi-árido. Interessante que isso aqui foi começado por mim quando eu era Governador. Só aqui, já estou chateando vocês há seis anos, pois essa corrupção é velha. Comecei, mas pararam. Não foi nada comigo, não. Olha, vocês não estão bebendo água por causa desses aloprados.

A Globo mostrou 6,5 mil poços. Fizeram os poços e nunca há água porque falta energia, porque foi a maior corrupção, como vou mostrar. E essa é mais, essa é o que não imaginamos. Não apenas colocaram debaixo do tapete, que poderia ser levantado, mas enterraram mesmo a ética e a decência.

E vamos mais. O Piauí passando na frente:

- Ministério do Turismo: reforma do centro de convenções de Teresina - corrupção!;

Ministério das Cidades: obras de infra-estrutura urbana na região da Lagoa do Bebedouro, em Parnaíba - a minha cidade, onde há duas lagoas encantadoras, do Bebedouro e do Poty, mas elas estão enroladas. Foi lá onde nasci e onde nasceram Evandro Lins e Silva, Reis Veloso, Alberto Silva...

Tanto isso é verdade que a Casa do povo do Piauí, a Assembléia Legislativa convocará o coordenador regional do Nordeste do Programa Luz Para Todos.

“Piauí corre o risco de perder o Programa Luz para Todos” - é do técnico Doca Lustosa.

Acabou. A Gautama fez parceria com os aloprados, com os corruptos, foi denunciada, foi gravada. Cadê a Polícia Federal? Está bom de algemar. Como é do PT, não botam algema. Há na lei, na emenda, aquilo que vocês estavam discutindo? Lá não foi ninguém. Vejo aí, sai na televisão, mas lá não foi.

Está aqui:

A Assembléia Legislativa do Piauí convocará nos próximos dias o Coordenador Regional do Nordeste do Programa Luz para Todos, Mozart Bandeira Arnauld, para falar sobre o atraso da execução das obras no Estado (...). Se até 2010 a meta não for concluída, quando se encerra o Programa, o Estado poderá ficar sem os recursos definitivamente, e milhares de famílias ficarão sem acesso a luz elétrica.

Olha, a TV Globo mostrou 6,5 mil poços, mas para levar luz é preciso ter cabeças iluminadas, e não têm, porque estudaram pouco, não aprenderam. Essa é a verdade.

Mas continuo:

Serão convocados em audiência pública representantes da Chesf e Cepisa, para que expliquem os motivos dos atrasos e indiquem soluções imediatas para acelerar as obras de eletrificação rural.

         O motivo é a roubalheira mesmo. Estou explicando, e não precisa convocar. Luiz Inácio, mande para lá a Polícia Federal! É corrupção; é falta de vergonha; é falta de dignidade. Não tem nada de audiência pública, Srs. Deputados!

        A baixa oferta de energia elétrica é um dos maiores entraves ao desenvolvimento do Estado.

         E vai parar por aí.

         Juscelino disse “energia e transporte”. Acabaram com o programa, com as estradas...

Em 2007, houve uma audiência pública... Em outros Estados do País, 80% das metas já foram concluídas, inclusive no Nordeste, e o nosso Piauí está no pódio da corrupção.

         O Governo Federal lançou o programa Luz para Todos, em 2003, com o desafio de acabar com a exclusão elétrica no País e de levar energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas, em 26 Estados, até 2010. Isso é a desgraça. Está lamentando o prejuízo e tudo.

Vimos aqui, encarecidamente, pedir a Sua Excelência o Presidente da República - não vou culpá-lo, mas vou chamar-lhe a atenção. Fui com o Efraim ao México. Não sei se ele olhou. Havia uns quadros de arte na praça, na praça do México.

Tião, o Sarney me mandou logo para uma viagem. Eu tinha de escolher um engenheiro, porque eu não entendia nada do assunto mesmo. Sou médico e sei mesmo das minhas limitações. Aí fui logo conquistar o PT. O Delcídio tinha outros afazeres. Então, fui atrás do Efraim, que, com sua inteligência, brilhou no México, e eu fiquei só acompanhando. Mas aprendi uma coisa e vou presentear o Presidente Inácio. Talvez ele não tenha...

Tinha lá um quadro daquele artista mexicano... Tem até uma mulher - para vocês que entendem de arte - que perdeu a perna, uma artista famosa. E eu fiquei filosofando em uma frase. O Presidente Obregón disse que é muito melhor aprender... Mário Couto, você ainda vai ser governador! Disse ele: “Prefiro meus adversários que me trazem a verdade do que os meus aliados, puxa-sacos, aloprados que me enganam.

Então, estou trazendo essa verdade, Luiz Inácio. Aprendi com Obregón, está escrito no México. Essa é a verdade.

Em 2007, o Luz para Todos no Piauí foi notícia nacional. O Presidente da Cepisa foi preso na Operação Navalha da Polícia Federal.

Novo edital é lançado...

A empresa vencedora, Laser Comércio e Serviços Ltda... (Pausa.)

         Esse celular atrapalha até mesmo a gente. Na certa, são os aloprados que estão revoltados. Mas a maioria do povo aplaude a nossa coragem.

         Olha aí a malandragem.

Tião, V. Exª diz que vai trazer aqui, que vai fazer jorrar a ética, a coragem e a decência.

         Geraldo Mesquita, olha o que eles fizeram agora: “É que a empresa vencedora, Laser Comércio e Serviços Ltda, que trata desde o ramo de perfumaria a venda de jornais, é de Pernambuco, e o dono é um ex-funcionário da Chesf”. Ela trata de perfumaria e venda de jornais.

Quem disse foi o economista Doca Lustosa; eu só estou lendo.

Tião, então nós queremos que V. Exª, com todo o respeito... Abro a Bíblia, o Livro de Deus, primeiro... V. Exª já leu a Bíblia, Tião? Pois arranque só a página do Neemias, que governou Judá. O Luiz Inácio disse que não gosta de ler, que ler uma página dá uma canseira, que é melhor fazer uma hora de esteira.

E um meninozinho moreno aí, o Paim dos Estados Unidos, deve ter lido muito, porque eu já li... Papaléo, o homem se formou duas vezes. Efraim, uma foi em uma dessas do Fernando Henrique, em Ciências Políticas. Aí, não ficou satisfeito e foi se atacar com o exemplo de Rui Barbosa, formando-se em Direito. Então, o Obama deve ter lido muitas páginas.

Então, eu queria, Tião, que você arrancasse a página, só uma, da Bíblia, do Neemias, que governou Judá. Eu lhe pediria, então, que levasse o meu pedido, em nome do Piauí, a que Luiz Inácio deve muito, pois ele sempre foi vitorioso lá, ganhando, ganhando bonito... Entendo que a maior estupidez é perder a esperança. Nós não podemos perder a esperança.

         Então, Tião, está aí um pedido - está aí que você tem os votos do Piauí todo, não só dos Senadores, mas de todos - para o Luiz Inácio ver esse mar de corrupção.

E eu faço isso com todo o respeito. É o Livro de Deus que diz “pedi e dá-se-vos-á.” Mas ele que conserte isso. É que o PT nos levou à vergonha, ao pódio da corrupção, um povo tradicionalmente honesto e honrado.

Eu só iria relembrar que não merecemos isso. Lá nasceu Evandro Lins e Silva, lá nasceu Petrônio Portella, o melhor Presidente desta Casa, lá nasceu Carlos Castelo Branco, o maior jornalista deste País, e tanta gente boa e honrada.

Com o aparte o nosso Líder do Pará, com a aquiescência do Paraná.

O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Senador Mão Santa, primeiro, quero parabenizá-lo pela sua postura, sempre em defesa do seu Estado. Os seus adversários, no Piauí, podem falar de V. Exª o que quiserem, mas não podem deixar de reconhecer em V. Exª um político sempre atento aos problemas do seu Estado e o amor que V. Exª tem pelo seu Estado. V. Exª chama a atenção, constantemente, das autoridades do seu Estado pelo que lá acontece de ruim. O País, o Brasil, o nosso querido Brasil é o 80º país em prática de corrupção no mundo. Nós estamos quase sendo campeões mundiais de corrupção no mundo. E o Piauí deve estar colaborando bastante para isso, Senador Mão Santa; o Piauí, que V. Exª tanto ama e que trata com muito carinho. Eu estava aqui, atento ao pronunciamento de V. Exª, como sempre faço, porque são pronunciamentos que ensinam a cada um de nós; eu estava atento e lamentando. V. Exª, quando Governador, tratou o povo carinhosamente, tratou o povo com respeito, com seriedade, com honestidade, respeitando o seu Estado. E hoje estão fazendo o inverso. É lamentável. Eu quero me associar ao seu pronunciamento e dizer a V. Exª que me orgulho de ser seu amigo. Meus parabéns!

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Agradecemos a V. Exª e incorporamos o seu aparte.

A imagem do Piauí que o Brasil tem é essa, são esses homens. E aqui, no Senado, basta lembrar aquele símbolo maior, que foi Deputado Estadual, foi prefeitinho de Teresina, Governador do Estado, Senador, Ministro da Justiça; enfrentou os militares; fez uma reforma do Judiciário. Os militares mandaram fechar o Congresso, e ele disse: “Este é o dia mais triste da minha vida!” Os militares, então, recuaram e reabriram este Congresso para que eu pudesse continuar levando aquilo que ele sempre pregou: a honradez e a honestidade! Refiro-me ao filho ilustre do Piauí, que presidiu esta Casa, que foi sonhado para Presidente da República, mas Deus o chamou para o céu: Petrônio Portella. O vice dele seria Tancredo Neves. Estava acertado: o colégio iria se unir - o PDS, de Petrônio, e o PP, de Tancredo - e eles ganhariam do PMDB.

Mas o Piauí... Ainda bem que nós, ao longo da nossa história, tivemos grandes governantes, e os exemplos deles nos farão salvar aquele Estado, que vive os seus piores momentos.


Modelo1 6/28/241:08



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/11/2008 - Página 44632