Discurso durante a 210ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "Protógenes teve outros auxiliares externos", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 16 de setembro último.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro da matéria intitulada "Protógenes teve outros auxiliares externos", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 16 de setembro último.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2008 - Página 44908
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INFORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, ABUSO, DELEGADO, RESPONSAVEL, OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL, IDENTIFICAÇÃO, NOME, ILEGALIDADE, COLABORAÇÃO, AGENTE, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), MILITAR, AERONAUTICA, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, venho à tribuna, neste momento, para fazer o registro da matéria intitulada “Protógenes teve outros auxiliares externos”, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo em sua edição de 16 de setembro do corrente.

A matéria destaca que as investigações de supostos abusos cometidos pelo delegado Protógenes Queiroz na condução da Operação Satiagraha têm três novos nomes de colaboradores recrutados por ele fora da Polícia Federal. Eles são suspeitos de terem manipulado ilegalmente dados sigilosos usados na apuração contra o banqueiro Daniel Dantas.

A lista inclui um servidor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) identificado apenas como Luiz, responsável na Satiagraha pela transcrição de e-mails grampeados. A Folha apurou que trata-se de Luiz Eduardo Melo, fiscal tributário da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, cedido sem ônus à Abin. Melo foi incorporado à equipe de Protógenes em fevereiro de 2008, período em que o delegado afirma ter parado de receber recursos da cúpula da Polícia Federal para tocar a Satiagraha. Melo não foi localizado.

Além dele, a Aeronáutica anunciou ontem que abriu sindicância para apurar a informação de que o major Paulo Ribeiro Branco Junior e o sargento Idalberto Matias de Araújo, ambos da ativa, atuaram na Satiagraha. Mas há ainda outro militar da FAB, este reformado, suspeito de colaborar ilegalmente com Protógenes.

Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado, requeiro que a matéria acima citada seja considerada como parte integrante deste pronunciamento.

Muito obrigado.

Era o que tinha a dizer.

 

*******************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAPALÉO PAES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Protógenes teve outros auxiliares externos”.


Modelo1 6/30/2411:21



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2008 - Página 44908