Discurso durante a 200ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defende urgência para a solução da situação dos aposentados.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Defende urgência para a solução da situação dos aposentados.
Publicação
Publicação no DSF de 29/10/2008 - Página 41778
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, MOBILIZAÇÃO, SENADOR, LOBBY, GOVERNO FEDERAL, MELHORIA, TRATAMENTO, APOSENTADO, AGRADECIMENTO, APOIO, PRESIDENTE, SENADO.
  • ANUNCIO, VOTAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), REFERENCIA, CRISE, ECONOMIA INTERNACIONAL, REGISTRO, POSSIBILIDADE, POSTERIORIDADE, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, COBRANÇA, PROVIDENCIA, BENEFICIO, APOSENTADO, PENSIONISTA.
  • ACOLHIMENTO, PROPOSTA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), DATA, AUDIENCIA PUBLICA, GRUPO, SENADOR, ENCAMINHAMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO, ORADOR, CONVITE, REPRESENTANTE, APOSENTADO, PARTICIPAÇÃO, NEGOCIAÇÃO.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ainda há pouco, estiveram no seu gabinete os Senadores Osmar Dias, Geraldo Mesquita, Flexa Ribeiro, Paulo Paim. Os Senadores foram ao seu gabinete, Sr. Presidente, procurar levar ao conhecimento de V. Exª as providências que iríamos começar a tomar a partir de hoje no sentido de chamar a atenção do Governo para as providências necessárias quanto à maneira que tratam os aposentados e os inativos deste País.

            V. Exª é testemunha de que há muito se vem questionando e há muito se vem cobrando do Governo sem que se tenha a resposta do Governo Federal.

            Sr. Presidente, primeiro, quero agradecer V. Exª por sempre nos ter recebido bem com relação a esse problema dos aposentados e pensionistas deste País. O que queremos dizer a V. Exª - esse grupo de Senadores que somam, tenho certeza, mais de 30 Senadores - é que ninguém consegue mais entender o Governo Federal com relação aos problemas dos aposentados. Tem coisa que ninguém entende. Esta é uma: não se entende por que o Governo Federal não chama a classe dos aposentados, não chama os Senadores para conversar e solucionar esse problema.

            Acho que hoje não tem Ordem do Dia porque a pauta está trancada com medidas provisórias, mas queremos dizer a V. Exª que íamos fazer isso a partir de hoje.

            O que nos preocupa? Preocupa-nos a situação do nosso País. Há medidas provisórias que estão aí e que serão votadas com urgência - e aí temos que aceitar essas medidas provisórias, porque realmente elas são urgentes -, pois tratam da crise mundial e da crise do nosso País. Nós não podemos deixar de votá-las. Mas não podemos também deixar a situação dos aposentados de lado. Nós não podemos deixar os aposentados em situação de miséria na crise já instalada, Presidente. Por isso, quero agradecer-lhe porque, todas as vezes que fomos a V. Exª, V. Exª tratou com muito carinho, inclusive hoje, desse problema. Nós queríamos perguntar a V. Exª - amanhã ou depois talvez não haja votação -, mas, na próxima semana, haverá votação aqui, e grupos de Senadores vão obstruir a votação no sentido de chamar a atenção para esse problema.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/10/2008 - Página 41778