Fala da Presidência durante a 209ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem aos novente anos do grande político piauiense Alberto Silva.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem aos novente anos do grande político piauiense Alberto Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 11/11/2008 - Página 44725
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, ALBERTO SILVA, EX SENADOR, ENGENHEIRO, EX PREFEITO, EX-DEPUTADO, EX-DIRETOR, FERROVIA, PROFESSOR UNIVERSITARIO, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), EX PRESIDENTE, EMPRESA BRASILEIRA DE TRANSPORTES URBANOS (EBTU), MEMBROS, CONSELHO DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

         O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Eduardo Suplicy, quis Deus que eu estivesse presidindo esta sessão de 10 de novembro, muito importante para a minha cidade de Parnaíba, para o Piauí, e para o Brasil.

            Hoje, completa 90 anos Alberto Tavares Silva. Bastaria, e seria breve, abrir o Livro de Deus onde encontramos que aos seus abençoados, aos seus prediletos, aos seus queridos Deus dá uma longa vida e, durante todos os dias de sua vida, que tenha competência em sua atividade profissional.

            Alberto Silva, 90 anos, engenheiro formado em Itajubá, universidade de Minas. Eu o vi, há alguns anos, sendo homenageado como um dos mais brilhantes estudantes daquela escola de engenharia em Itajubá, de Minas Gerais.

            Ele foi engenheiro ferroviário no início de sua carreira. Foi a nossa cidade de Parnaíba e, pelo amor à cidade, aceitou ser candidato a prefeito em 1948. Eu era criança e vi a campanha. Foi uma campanha difícil contra um líder popular extraordinário, Sr. Darcy Araújo, que era como um “Lula advogado”. Era um homem bonito, com uma mulher... Era imbatível. E Alberto Silva chegou e venceu! Ele pôde fazer como vimos dizer Júlio César: Vim, vi e venci!

            Era jovem e foi o melhor prefeito que já vi na história da Parnaíba. Fui um extraordinário Prefeito, mas tenho de dizer que nunca vi um Prefeito tão brilhante em dois anos como foi Alberto Silva. Ele foi por duas vezes Prefeito da minha cidade.

            Foi Deputado Estadual. Diretor da Estrada de Ferro Central do Piauí, ele a modernizou, tirando aquelas máquinas que se chamavam maria-fumaça e botando os trens a óleo no Piauí. Professor de Engenharia da Universidade do Ceará. Diretor-Presidente da Companhia Energética do Ceará. Governou o Estado do Piauí por duas vezes: em uma, foi no período revolucionário e, em outra, voltou pelos braços do povo, quando tive oportunidade de participar da sua campanha e de ajudá-lo. Ele foi eleito Deputado Federal por duas vezes e Senador da República - nós convivemos com ele. Foi ainda Diretor do Polonordeste, instituição que o Governo Federal fechou, e Presidente da EBTU, Empresa Brasileira de Transporte Urbano. Por ele, passaram muitas construções rodoviárias, estradas brasileiras. Membro do Conselho da República.

            Casou-se muito cedo com uma parnaibana encantadora e bela, Florisa Silva, bela por fora, olhos verdes da esperança, e bela ainda por dentro. Eu e Adalgisa tivemos o privilégio de acompanhar o casal a Nossa Senhora da Aparecida e vi em Florisa uma santa na terra.

            Eu queria dizer o seguinte: se tivermos de resumir o significado de Alberto Silva, Senador Eduardo Suplicy, eu, que o conheço desde criança e consegui ser extraordinário Prefeito da minha cidade de Parnaíba, confesso que Alberto Silva tenha sido melhor, mas eu fui extraordinário Prefeito dos mais novos. E também fui extraordinário Governador do Estado do Piauí, mas me foi fácil porque eu não precisei buscar exemplos em outros países, em outros Estados, porque Alberto Silva foi esse exemplo de grandeza. Então, simbolizando, na história, como poderíamos comparar um homem? Eu o compararia àquele que fez o Renascimento: Leonardo da Vinci. Aquele criador que liderou o Renascimento, Michelangelo, Maquiavel, Dante Alighieri. O Alberto Silva é um inventor, um criador.

            Para entendê-los, aqueles que não sabem a história universal, o povo, o povo que fez e abraçou Alberto Silva e que o tornou o grande líder da história do Piauí, eu compararia, na história do Império, ele seria, Senador Eduardo Suplicy, uma mistura de Pedro II, o maior político do Império que governou este País por 49 anos, com o empresário Mauá. Nos dias atuais e no Nordeste, ele seria uma mistura de Virgílio Távora, que o orientou - e ele trabalhou com o Virgílio - e a tolerância de Sarney.

            Eu queria, em nome dos piauienses, terminar minhas palavras com uma homenagem - aqui eu me sinto representando todo o Piauí - aos Senadores, Deputados Federais, todos, homens e mulheres do Piauí: três milhões que lá residem e 600 mil que andam por aí afora, engrandecendo este Brasil. São 300 mil piauienses em Brasília.

            Eu abriria a Bíblia para simbolizar e traçar a vida de Alberto Silva. Eduardo Suplicy, Tiago disse: “Fé sem obra já nasce morta”. A fé de Alberto Silva foi sempre com obras, que promoveram o engrandecimento e o desenvolvimento do nosso Estado e do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/11/2008 - Página 44725