Fala da Presidência durante a 210ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do deputado Mussa Demes.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do deputado Mussa Demes.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2008 - Página 44899
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO PIAUI (PI), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Nós agradecemos, e quis Deus que eu, do Piauí, estivesse presidindo esta sessão quando um político da estirpe de Francisco Dornelles, que representa a grandeza política da Pátria, faz homenagem a um político piauiense.

            Mussa Jesus Demes nasceu na cidade de Floriano. Mussa Jesus Demes depois residiu no Ceará, onde constituiu família e chegou a ser Secretário de Fazenda. Voltando ao Piauí, foi eleito, sucessivas vezes, Deputado Federal. Tão brilhante que era um homem da paz, era um homem humilde. A humildade une os homens. De tal maneira que, quando cheguei a esta Casa, ele era o coordenador da bancada do Piauí. Somos treze e ele, todo ano, se reelegia. Só agora tivemos que eleger o seu substituto, o Deputado Federal do mesmo partido seu, Júlio César, também de alta qualificação.

            Eu vi o Ceará chorar, eu vi o Piauí chorar. Houve um orador representando o Ceará, o ex-Presidente desta Casa, Deputado Mauro Benevides. E eu fui designado a falar e a chorar pelos piauienses.

            E eu quero dizer que é como está escrito no livro de Deus. Cohelet, o pregador, disse assim: “Ninguém tem mais entendimento do que eu. Sou filho de Salomão, neto de Davi, tive todos os ensinamentos. Tive riquezas, mulheres, ouro, prata, mas, na vida, tudo é vaidade. O que vale a pena é viver bem e fazer o bem”.

            E isso foi a vida de Mussa de Jesus Demes. Até no nome ele foi um abençoado: Jesus.

            Então nós agradecemos, nós do Piauí tivemos essa perda, mas ficou o exemplo, o exemplo de bondade, de grandeza e de altruísmo de Mussa de Jesus Demes. Em nome do Piauí, agradecemos a homenagem que o Senador Francisco Dornelles presta ao nosso saudoso Mussa de Jesus Demes.

            Convido para usar da palavra o orador inscrito Senador Jefferson Praia, que representa o Estado do Amazonas e é do Partido Democrático Trabalhista.

            V. Exª poderá usar da tribuna pelo tempo que achar conveniente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2008 - Página 44899