Discurso durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre o artigo entitulado "O caos na Cepisa não incomoda", publicado no jornal do Piauí, Diário do Povo.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Comentário sobre o artigo entitulado "O caos na Cepisa não incomoda", publicado no jornal do Piauí, Diário do Povo.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2008 - Página 45939
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • COMENTARIO, RECEBIMENTO, CORRESPONDENCIA, INTERNET, AUTORIA, JORNAL, DIARIO DO POVO, ESTADO DO PIAUI (PI), OMISSÃO, BANCADA, CRISE, SETOR, ENERGIA ELETRICA, REGIÃO, LEITURA, TRECHO, ARTIGO DE IMPRENSA, DISCORDANCIA, ORADOR, REGISTRO, EMPENHO, CONGRESSISTA, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, EMPRESA DE ENERGIA ELETRICA, NEGLIGENCIA, GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO FEDERAL.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Era pela ordem, mas não poderia deixar de cumprimentar o brilhante pronunciamento do Senador e pedir aos brasileiros e brasileiras que não o ouviram que o sintonizem de noite, porque só isso valeria a abertura do Parlamento brasileiro.

            Mas, Sr. Presidente, acabei de receber um e-mail de um jornal do Piauí, independente. É o Diário do Povo. É de um empresário livre, independente. E o jornalista é da melhor estirpe: Zózimo Tavares. É a reencarnação daquele Carlos Castelo Branco.

         Então, eu pedi permissão, porque aqui no subtítulo tem: “Bancada Federal silencia diante da maior crise vivida pelo setor elétrico”. No Piauí. Apenas contestaria o jornalista, porque nós temos bradado, denunciado o Programa Luz para Todos, a corrupção da Gautama. Infelizmente, aí se instalou um estado mesmo da corrupção e é vergonhoso.

            Então, queria ler os trechos mais importantes e dizer ao Piauí que nós estamos atentos. Falo em meu nome, no do Senador Heráclito Fortes e no do Senador João Vicente, que agorinha me deu poderes. Já denunciamos muito isso. Sob o título O caos na Cepisa não incomoda, diz trecho da matéria:

Mas seria imperdoável não responsabilizá-lo por não cobrar, energicamente, soluções para a crise na empresa, que se arrasta e se agrava desde o começo de seu primeiro mandato.

O Piauí é o Estado que tem, hoje, o terceiro pior fornecimento de energia em todo o País, só perdendo para o Amapá e Rondônia. A responsabilidade por tal situação é do próprio Governo Federal, pois, há décadas a Cepisa está federalizada.

Diz outro trecho da matéria:

Por último, o Governo Federal nomeou para presidir a companhia um técnico da Eletrobrás que acumula a direção da Cepisa com as de outras empresas da região Norte do País. Por conta disso, ele não mora no Piauí. É um caso inédito em toda a história da empresa. Talvez isso explique a piora nos seus serviços nos últimos meses.

Enquanto a Cepisa vive a pior crise de sua história, o Governador se enche de dedos para não melindrar o Governo Federal e a Bancada do Piauí emudece em Brasília.

            Isso não é verdade. Nós temos denunciado a corrupção de lá. Aliás, esse é o motivo de nosso afastamento. Ajudamos o Luís Inácio se eleger em 94. Eu havia indicado o Diretor da Cepisa, mas, diante de tanta corrupção, eu tive que sair. Para isso, só havia uma maneira: instigar o José Dirceu, chamando-o de Zé Maldito. Não tenho nada contra ele, mas foi a única maneira de fazê-lo tirar quem eu havia indicado. Era a única maneira de eu não estar envolvido no antro de corrupção que reina na Cepisa. Então, foi a única estratégia. Eu que havia indicado. Mas aí a única tentativa foi essa. Eu cutuquei o cão, o José Dirceu, com vara curta e no dia seguinte ele tirou aquele que eu havia indicado. Graças a Deus! Eu tenho essa gratidão a ele, porque aí o meu nome ficou longe da maior corrupção que existe no Brasil, que é o Programa Luz para Todos.

            Termina a matéria: “Como diria o jornalista Deoclécio Dantas, é uma lástima.”

            Deoclécio Dantas é outro jornalista ímpar, ex-líder político.

            Depois vem outra matéria com o título Demissões a vista. Vão fazer um PDV, que ainda vai desempregar um bocado de famílias que trabalharam e se dedicaram... Então, lamentamos isso e contestamos, pois a Bancada federal do Senado sempre denunciou esse mar de corrupção. Como Cristo disse “afasta de mim esse cálice”, afastei-me dessa podridão de corrupção que campeia no Piauí.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2008 - Página 45939