Discurso durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação ao pronunciamento do Senador Valdir Raupp.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Saudação ao pronunciamento do Senador Valdir Raupp.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2008 - Página 46164
Assunto
Outros > LEGISLATIVO. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, PRONUNCIAMENTO, VALDIR RAUPP, SENADOR, ELOGIO, CONFERENCIA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, IMPORTANCIA, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA.
  • COMENTARIO, CONCLAMAÇÃO, MARIO COUTO, SENADOR, DEFESA, REAJUSTE, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, APOSENTADO, CRITICA, OMISSÃO, EXECUTIVO, FALTA, JUSTIÇA, JUDICIARIO, REGISTRO, LUTA, LEGISLATIVO, BUSCA, SOLUÇÃO, MELHORIA, APOSENTADORIA.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu só queria me congratular com o Líder do PMDB, o Senador Valdir Raupp. Não somos do PSDB, somos do PMDB, somos liderados pelo Senador Raupp, mas S. Exª traduziu o nosso sentimento de respeito e admiração ao estadista Fernando Henrique Cardoso - estivemos na palestra que proferiu no Interlegis. Realmente, feliz do país que tem um homem de cultura, de visão de um estadista como Fernando Henrique Cardoso.

            Nunca votei em Fernando Henrique Cardoso. Votei em Quércia porque ele era o candidato do PMDB. Depois, por vizinhança, votei no Ciro Gomes.

            Mas nós reconhecemos que o País é muito feliz. É até bíblico. Que a Bíblia diz assim: “Deus dá aos seus uma longa vida”, e que, no exercício de todos os dias dessa longa vida, cada vez ele se engrandeça no exercício da sua profissão. Então, Fernando Henrique Cardoso apareceu como esse abençoado, e é um estadista. Centenas e centenas de líderes do Brasil foram espontaneamente, e todos nós nos enriquecemos. É o Montesquieu dos dias de hoje, mostrando e entendendo bem o jogo da democracia, que o povo é soberano, e aquilo que Mitterrand, no final de sua vida, deixou escrito: fortalecer os contrapoderes. E mostrou todas as análises dos momentos em que cada poder é forte. E este aqui tem esta tradição: nos momentos difíceis da Pátria, tem mostrado a sua pujança e a sua grandeza.

            Hoje o Senador Mário Couto faz um chamamento em defesa dos humilhados, injustiçados velhinhos aposentados. Então, neste exato momento, indubitavelmente, este Poder se agiganta diante da mesquinhez do Poder Executivo e a falta também de justiça do Poder Judiciário, porque Rui Barbosa, que está ali, ensina-nos, quando diz: “Justiça tardia é uma injustiça manifesta”. E isso é o que nós estamos fazendo com os velhinhos aposentados.

            Então, como Fernando Henrique diz, isso são momentos, e há momentos de grandeza. Por isso, hoje, com essa vigília convocada pelo Mário Couto, nós engrandecemos o Poder Legislativo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2008 - Página 46164