Discurso durante a 227ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Passa às mãos do Senador Paulo Paim, Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, documento do Ministério Público do Estado do Piauí, em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil, sobre torturas no Estado.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS.:
  • Passa às mãos do Senador Paulo Paim, Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, documento do Ministério Público do Estado do Piauí, em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil, sobre torturas no Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/2008 - Página 48616
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • ENCAMINHAMENTO, PRESIDENTE, COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS, SENADO, DOCUMENTO, MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), DENUNCIA, OCORRENCIA, TORTURA, REGIÃO, MUNICIPIO, PICOS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), REGISTRO, CONFLITO, OPINIÃO, NECESSIDADE, INVESTIGAÇÃO.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Papaléo Paes, venho do Piauí trazendo um documento produzido pelo Ministério Público do Estado do Piauí, em conjunto com a OAB, sobre torturas no Estado do Piauí.

            E, como é natural no processo democrático, há um conflito de idéias, opiniões divergentes. Não me aprofundei sobre o tema; apenas me limito a ser o portador do documento; que, como disse lá, remeterei à Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo Senador Paulo Paim.

            Aconselhava esse encaminhamento, porque ouvi comentários de jornalistas, como de políticos, mas a classe política tem outro ponto de vista.

            Assim, passo às mãos do Senador Paulo Paim o documento sobre tortura no Estado do Piauí, na região de Picos. Como disse, não me aprofundei; apenas sou o portador do documento feito pelo Ministério Público estadual com membros da OAB.

            Sei que há conflito de opiniões. Então, acho conveniente que V. Exª também convide os representantes políticos da região para a busca da verdade.

            Está, pois, entregue o documento a V. Exª, que, como sempre, irá salvaguardar a Constituição e os direitos da humanidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/2008 - Página 48616