Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação sobre a situação da saúde no Estado do Piauí. Críticas ao projeto de ampliação do Aeroporto Internacional de Teresina anunciado pela Infraero no início do ano. (como Líder)

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Manifestação sobre a situação da saúde no Estado do Piauí. Críticas ao projeto de ampliação do Aeroporto Internacional de Teresina anunciado pela Infraero no início do ano. (como Líder)
Aparteantes
Gilvam Borges.
Publicação
Publicação no DSF de 18/02/2009 - Página 2002
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, NOTICIARIO, TELEJORNAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DEMONSTRAÇÃO, PRECARIEDADE, SAUDE PUBLICA, ESTADO DO PIAUI (PI), CRITICA, MANIPULAÇÃO, POLITICA, SAUDE.
  • REGISTRO, RECOLHIMENTO, ASSINATURA, POPULAÇÃO, RESIDENCIA, PROXIMIDADE, AEROPORTO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PIAUI (PI), QUESTIONAMENTO, PROPOSIÇÃO, GOVERNADOR, AMPLIAÇÃO, REFORMULAÇÃO, AEROPORTO INTERNACIONAL, SUPERIORIDADE, ACIDENTE AERONAUTICO, EXCESSO, AVE, REGIÃO, EXISTENCIA, GRANJA, AÇOUGUE, LOCAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela Liderança do DEM. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o que a gente vem dizendo aqui, Senador Mão Santa, a respeito da saúde do Piauí, nós tivemos uma amostra hoje no programa Bom Dia Brasil. O repórter mostra a maneira irresponsável e displicente com que a saúde no nosso Estado vem sendo tratada. Entrevistando vários pacientes, vimos que as consultas estão sendo marcadas para fevereiro - seria até um tempo recorde -, só que para fevereiro de 2011. Portanto, é um absurdo o que vem acontecendo na saúde no Estado do Piauí.

O Presidente Rodrigo Maia, que se encontra, para honra nossa, neste Plenário, a saúde no Piauí transformou-se em instrumento político. Os assuntos são tratados, os pleitos são deferidos atendendo às demandas do Secretário, que é Deputado Estadual, legitimamente - não discuto isso -, mas que faz dessa Secretaria um trampolim para voos mais altos. A população que pague, a população que sofra, a população que fique sem atendimento no Hospital Getúlio Vargas, que V. Exª, Senador Mão Santa, como médico, sabe bem que foi um orgulho para os piauienses e sempre foi um hospital de referência.

Esse era o primeiro assunto.

O segundo assunto, Senador Mão Santa, é sobre um documento que acho que V. Exª também deve ter recebido. Trata-se de um abaixo-assinado de moradores da região do aeroporto de Teresina, do Itapiru, Memorare, e toda aquela região. Estão todos em pânico com o anúncio feito pelo Governador do Estado de que a Infraero iniciará um projeto de ampliação e reforma do aeroporto de Teresina. A população está em pânico porque teme que aconteça naquele área o que se vê todos os dia nos aeroportos que têm proximidade com os centros urbanos.

Vários acidentes já se verificaram no pouso e decolagem por causa da quantidade de urubus que planeiam naquela região, uma vez que no seu entorno estão localizadas várias granjas e comércios de carne, fazendo com que os restos sirvam de atrativo para urubus.

O Governo anuncia uma reforma e uma ampliação no aeroporto que não tem mais como crescer, a não ser que se faça uma desapropriação completamente sem sentido e que não resolverá, a médio prazo, essa questão.

Teresina precisa, pelo seu crescimento e pela sua posição geográfica, de um aeroporto que tenha condições de expansão de uma pista para 2.800 metros, pelo menos. E ali é “chover no molhado”. E o Governo anuncia, como se fosse um grande feito, reformas tipo “meia-sola”, meia-água, remendo. O povo do Piauí não merece isso.

O que precisamos é que aquela área seja destinada a conjunto habitacional, para resolver o grave problema de moradia que vive a capital do nosso Estado, fazendo com que os recursos oriundos dessa transformação possibilite, inclusive, a aquisição de nova área.

Vejam os senhores a que ponto chegou Teresina. Senador Gilvam Borges. V. Exª sabe muito bem que, na sua capital, Macapá, havia um projeto de aeroporto que não foi aceito, porque não era eficiente para Macapá,. E esse projeto foi colocado de lado. Depois, fez-se outro projeto, que deu, inclusive, alguns problemas. Não conheço o assunto a fundo, mas sei que o projeto original não foi aceito. E aí, Senador, querem trazer o projeto do jeito que está para Teresina.

O Sr. Gilvam Borges (PMDB - AP) - Quero informar a V. Exª...

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Pois não.

O Sr. Gilvam Borges (PMDB - AP) - ... que realmente o primeiro projeto do aeroporto não foi aceito. Porém, em seguida houve um novo estudo, a obra foi iniciada e estamos com 60% a 70% dela já executada. As obras agora estão paradas, assim como estão paradas as obras de outros aeroportos do País. Quero me congratular com V. Exª por trazer matéria tão importante, porque a capital Teresina já merece um aeroporto com expansão. É preciso desapropriar, é preciso pensar grande. Parabéns a V. Exª por trazer tema tão importante para o Piauí.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Agradeço a V. Exª pelo testemunho, que é muito importante.

O projeto inicial, Senador Mão Santa, foi abandonado, porque não se adaptava àquela cidade. E agora o Governador do Estado, que bate na barriga do Presidente da República, que vai tomar banho de mar com ele durante o período do Natal, no litoral baiano, não tem condições de conseguir para o Estado um projeto novo adaptado ao clima e às nossas condições? É muito estranho isso. Até me parece, Senador João Pedro, que é mais projeto para atender a empreiteira do que para atender ao sofrido povo do Piauí.

Faço este registro e trago aqui, Senador Mão Santa, um abaixo-assinado com um grande volume de assinaturas exatamente de pessoas que protestam, porque vivem com suas vidas em risco pelo perigo de pousos e decolagens numa região que hoje é o centro urbano de Teresina.

Acho que alguma coisa precisa ser feita em caráter de urgência para minorar o sofrimento dos passageiros que chegam e que saem daquela capital, principalmente no setor de bagagem. Se você tem dois ou três aviões parados no solo, estacionados no aeroporto, taxiados, como alguns preferem chamar, é o caos.

É preciso, mas daí a se fazer uma reforma de “pé-de-chinelo”, de “meia-sola”, é um desrespeito ao povo piauiense.

Senador Mão Santa, temos de nos unir nessa luta. Temos de ser solidários com os moradores da Zona Norte de Teresina, que exigem a saída desse aeroporto pelas circunstâncias aqui já mencionadas e, acima de tudo, para que Teresina, a capital do Estado, e o Piauí tenham um aeroporto à altura do seu povo e da sua gente.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/19/242:34



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/02/2009 - Página 2002