Fala da Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação aos prefeitos que vieram à Brasília para encontro com o Presidente Lula.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Saudação aos prefeitos que vieram à Brasília para encontro com o Presidente Lula.
Publicação
Publicação no DSF de 12/02/2009 - Página 1556
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, PREFEITO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), PARTICIPAÇÃO, ENCONTRO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, EMPENHO, ROMERO JUCA, SENADOR, LUTA, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA, MUNICIPIOS, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS).

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB-PI) - Acabamos de ouvir o Senador Alvaro Dias. O Senador Alvaro Dias é um símbolo da grandeza deste Senado. Iniciou sua carreira política em 1969, Vereador lá da cidade do Paraná, Londrina, cujo Prefeito era um piauiense, Danton Paranaguá.

            E este Senado tem o símbolo da grandeza. Há pouco, eu vi ali. Senador Eliseu Resende, V. Exª abraçava o Senador Wellington Salgado, e eu vi este quadro: Eliseu Resende e Wellington Salgado, Minas. Eliseu Resende também é um símbolo da grandeza deste Senado. Mineiro, foi tudo: Ministro do tempo de Tancredo, três vezes Ministro, Senador. E agora abraça Wellington Salgado, naquilo que Shakespeare diz: “A sabedoria é somar a ousadia dos mais novos com a experiência dos mais velhos”.

            E diante de tantos Prefeitos, Senador Romero Jucá, eu quero lhe prestar uma homenagem de todo o Brasil: Romero Jucá, inteligência privilegiada do Nordeste, de Pernambuco. Foi Ministro da Previdência pouco tempo, mas quero dar o testemunho: fui convidado por ele, porque eu fui Prefeitinho no meu Estado, criei um instituto - no meu tempo era possível se criar os prefeitos das cidades grandes e dos municípios -, e eu vi a preocupação dele com essa dívida. Sem dúvida nenhuma, esse grande presente, esse grande avanço nas dificuldades das prefeituras nos pagamentos do INSS devemos à inteligência e à obstinação de Romero Jucá. No curto período em que ele passou na Previdência, ele se dedicou, e eu fui um dos convidados.

         Então, nós queremos homenagear todos os prefeitos. Evidentemente, está escrito no Livro de Deus. Matheus, primeiro...

            Então, tem aí um do Piauí - de São Luís do Piauí - o Francisco João da Silva. Mas para ver a grandeza dos prefeitos, e em homenagem a Minas, que saudei. Basta lembrar, atentai bem: nenhum político se igualou a Juscelino Kubitschek. E ele começou sua carreira, sem dúvida nenhuma, administrando e sendo Prefeito de Belo Horizonte, com o binômio “Energia e Transporte”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/02/2009 - Página 1556