Pronunciamento de Heráclito Fortes em 03/03/2009
Discurso durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solidariedade ao povo da Guiné-Bissau pelo assassinato de seu Presidente João Bernardo Vieira.
- Autor
- Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
- Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA INTERNACIONAL.:
- Solidariedade ao povo da Guiné-Bissau pelo assassinato de seu Presidente João Bernardo Vieira.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/03/2009 - Página 3462
- Assunto
- Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, VISITA, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, PAIS ESTRANGEIRO, GUINE-BISSAU, PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, REDEMOCRATIZAÇÃO, DEPOIMENTO, PEDIDO, GOVERNO ESTRANGEIRO, CABO VERDE, INTERFERENCIA, AMBITO INTERNACIONAL.
- GRAVIDADE, HOMICIDIO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, GUINE-BISSAU, APRESENTAÇÃO, VOTO, PAZ, POVO.
O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é com muita tristeza que aponho minha assinatura no requerimento de V. Exª. Nós estivemos na Guiné-Bissau, vimos as condições precárias daquele País, a luta de uma geração pela recuperação democrática. O próprio Presidente, que já havia sido deposto e que tinha morado no exílio em Portugal durante alguns anos, retornou cheio de esperanças. Inclusive, quero lembrar V. Exª e o Senador João Pedro que o Presidente de Cabo Verde alertou-nos para a situação precária vivida pela Guiné-Bissau, pedindo uma interferência internacional para aquelas questões.
Lamento esse bárbaro assassinato, que nada justifica, e faço votos de que aquele povo, que bem merece, encontre o mais rápido possível o caminho da paz e do progresso.
Muito obrigado.