Discurso durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reclamação para que sejam concluídas vinte obras, que S.Exa. menciona, reconhecidas pelo próprio Governo Federal como inacabadas, no Estado do Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Reclamação para que sejam concluídas vinte obras, que S.Exa. menciona, reconhecidas pelo próprio Governo Federal como inacabadas, no Estado do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 12/03/2009 - Página 4592
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, MEMBROS, GOVERNO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MANIPULAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA, ANUNCIO, OBRAS, ESTADO DO PIAUI (PI), ANTERIORIDADE, INAUGURAÇÃO, RECEBIMENTO, ORADOR, MENSAGEM (MSG), INTERNET, CIDADÃO, DETALHAMENTO, OBRA PUBLICA, AUSENCIA, CONCLUSÃO, COBRANÇA, PROVIDENCIA, GOVERNO FEDERAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Jayme Campos, parlamentares presentes, brasileiros e brasileiras aqui presentes e que nos assistem pelo sistema de comunicação do Senado, serei breve.

Não há ninguém do Partido dos Trabalhadores.

Hoje, comemoramos a Batalha do Jenipapo. O Líder do Partido dos Trabalhadores anunciou umas obras.

A estrada entre Teresina e Parnaíba. Senador Jayme Campos, essa estrada foi construída no regime revolucionário. Alberto Silva era o Governador da Revolução.

Falou-se em um aeroporto. Esse aeroporto também foi inaugurado pelo regime revolucionário quando era Ministro o parnaibano João Paulo dos Reis Velloso.

Foi bom, porque recebi muitos e-mails de lá. É bom que o Líder do Governo, o Senador Mercadante, tome conhecimento das coisas.

Nesse intervalo - e vou só ler, não vou analisar as obras, para não perder tempo e para que os outros... Enviaram-me, por e-mail, 20 obras inacabadas. O Jayme Campos disse-me, comentando, que no Estado dele há mais. Mas não foi uma pesquisa. Foram daquelas afirmativas do Líder do Governo, Senador Mercadante, estradas construídas no tempo da revolução, e aeroporto, sinalizando como obra de Luiz Inácio.

1. Porto de Luís Correia. Foi iniciado em 1918. Epitácio Pessoa.

2. Estrada de Ferro Central do Piauí. A estrada, os trens foram prometidos e não circulam mais. Obra federal. Eles prometeram.

3. ZPE - Zona de Processamento de Exportação.

4. Universidade do Delta. O campus avançado, aprovado pelo Senado, um projeto meu, que teve o parecer aqui de Alvaro Dias e, lá, do mais ilustre educador, o Ministro da Educação Paulo Renato.

5. Ponte de Luzilândia.

6. BR Gilbués-Santa Filomena, chamada a Estrada da Soja. Parada.

7. Trans-cerrado, para transportar os grãos que são produzidos no cerrado.

8. Aeroporto internacional, que eles falam. Está lá, foi em 70, não tem mais nem teco-teco, não tem linha nenhuma. É na minha cidade. Só tem mentira. E o de São Raimundo Nonato, na última vez em que visitei aquela cidade, onde está a Serra da Capivara, berço do homem americano, havia dois jumentos na pista.

9. Hospital Universitário de Teresina. Tem um ambulatório, não tem um hospital. Parado.

10. Ponte do Sesquicentenário, que seria para comemorar 150 anos de Teresina. Jayme Campos, Teresina vai fazer 158 anos. Faz 8 anos. No mesmo rio, construí uma ponte, chamada Wall Ferraz, em 87 dias. Esse Governo está há 8 anos. Heráclito fez, no mesmo rio, uma ponte em 100 dias.

Não é obra, mas é fundamental, Jayme Campos, V. Exª que é um produtor:

11. Aftosa, risco desconhecido, de tal maneira que o nosso gado, que os nossos caprinos têm o valor de um quarto do resto do Brasil, que não aceita comercializá-los.

12. A conclusão da hidrelétrica. Foi iniciada por Juscelino. Castello Branco terminou. Falta a eclusa, não tem navegabilidade. Então, não foi concluída essa obra federal. Enquanto isso, o Governador garganteia que vai fazer cinco hidrelétricas e não termina a que tem lá. Temos só a metade, falta a eclusa para ter navegabilidade.

13. Os tabuleiros. Tanto o do litoral, na cidade de Parnaíba e do vizinho Estado do Maranhão, quanto o de Guadalupe estão parados.

14. A Transnordestina está parada.

15. O aeroporto de Teresina está totalmente defasado. A última obra que teve foi a torre para controle de voo, que foi feita no nosso Governo.

16. O metrô de superfície. Anos e anos e anos parado.

17. E a ponte Santa Filomena/Alto-Parnaíba, que liga o sul do Piauí ao sul do Maranhão, importante para o transporte de grãos, para que possam chegar à ferrovia e ao Porto de São Luís.

Então, citei essas obras, listadas em e-mails que recebi, com a única intenção de levar a verdade ao Presidente Luiz Inácio. Os aloprados de lá mentem, mentem e mentem. Então, nós queríamos dar, como Senador da República, esta advertência ao Presidente Luiz Inácio, que sempre foi consagrado nas eleições no Piauí, para que conclua essas obras. Nós já vamos terminar o sétimo ano de Governo, e estão aqui 20 obras federais inacabadas.

Então, essas são as nossas solicitações em nome do povo do Piauí, para que esse Governo diminua a propaganda, a mentira, porque palavras sem obra e a fé sem obra já nascem mortas. É esse Governo. As obras estão aqui, inacabadas.

Nós viemos fazer este apelo em nome do povo do Piauí para o Governo Federal deixar de cacarejar obras. Estão aqui: 20 obras inacabadas no nosso Piauí.

Nós acreditamos, está escrito que “a esperança é a última que morre”. Então, Presidente Luiz Inácio, não deixe morrer a esperança do bravo povo do Piauí.


Modelo1 7/17/245:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/03/2009 - Página 4592