Discurso durante a 21ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do professor e educador Paulo Melo.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do professor e educador Paulo Melo.
Publicação
Publicação no DSF de 10/03/2009 - Página 4169
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PROFESSOR, ESTADO DO AMAPA (AP), VITIMA, ACIDENTE DE TRANSITO, EMBARCAÇÃO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CONTRIBUIÇÃO, EDUCAÇÃO.

            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Primeiro, Sr. Presidente, quero fazer o encaminhamento do requerimento e, em seguida, farei o meu discurso da tribuna.

            No último dia cinco, na foz do rio Araguari, uma região conhecida como Pau-Cavalo, por sinal muito perigosa, viajavam a trabalho, em uma lancha, o professor e educador Paulo Melo com outros seis professores e uma criança. Ocorre que a lancha em que viajavam enfrentou ondas de cerca de quatro metros de altura, por força da maresia, e virou. O professor Paulo Melo, para salvar uma professora e seu filho de dois anos, entregou-lhes o tonel onde se segurava e acabou sendo tragado pelas águas. Portanto, o professor Paulo Melo salvou mãe e filho e, em troca, sacrificou a própria vida.

            O professor Paulo Melo estava a trabalho da Secretaria de Estado de Educação no Município de Itaubal do Piririm, onde foi participar da implantação do ensino médio modular na comunidade de Jerusalém do Pau Mulato.

            Paulo Melo era conhecido pela atuação em defesa da educação amapaense. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de 1994 a 1998 e, desde então, era membro da entidade. Era formado em Direito e, como advogado, ocupou o cargo de Procurador do Estado. Atualmente, fazia também Mestrado em Direito.

            O Estado do Amapá perde uma grande figura humana e um profissional do mais alto quilate em dedicação e competência, testemunhadas pela sociedade amapaense e, em particular, pelo meu suplente, Dr. Sebastião Magalhães, que teve o privilégio de ser professor do professor Paulo Melo.

            O meu amigo professor Paulo Melo, no início da minha carreira política, muito me incentivou e muito participou da minha primeira campanha para Prefeito de Macapá.

            Esse é o requerimento justo que faço, subscrito por V. Exª, em homenagem póstuma ao professor Paulo Melo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/03/2009 - Página 4169