Fala da Presidência durante a 31ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Importância da valorização do Senado.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Importância da valorização do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2009 - Página 5925
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • VALORIZAÇÃO, SENADO, IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, DEMOCRACIA, CONFIANÇA, SUPLANTAÇÃO, PROBLEMA.

            O SR PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Com os nossos cumprimentos, acabamos de ouvir a Senadora Serys Slhessarenko, apresentando as ações do Governo no seu Estado de Mato Grosso.

            Este é o Senado da República do Brasil. Entendo que é o único Senado do mundo aberto às sextas-feiras. Aqui, a debater esse tema de importância para o País, já se apresentaram, inscritos, os Senadores Tião Viana, Heráclito Fortes, Geraldo Mesquita Júnior, Adelmir Santana, Mozarildo e Serys, que acabou de usar a palavra.

            Entendam, e eu entendo bem, ô Senador Heráclito Fortes, o que está se passando no Senado da República. Isso eu vi na história do mundo, na nossa Igreja de Cristo.

            Todos nós somos cristãos, Senador Adelmir Santana. Quem não sabe, na época medieval, das inquisições, dos líderes políticos constituindo família, dos pais, das vendas de lugares no céu, da pressão contra a pesquisa científica - nós, cirurgiões, ô Mozarildo, quanto sabemos! Aí, veio um cristão, Lutero, fez a reforma e está aí a Igreja de Cristo do mundo.

            O mesmo problema é o do Senado. Isso existe, mas este é o melhor Senado da história da República do Brasil, pelas figuras presentes aqui. Eu atesto e as conheço.

            O erro somos todos nós. Temos de entender, todos nós, que o Governo não é o Luiz Inácio. O Governo somos nós, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário e o Poder Executivo, e nós somos os mais importantes. Nós somos pais da Pátria e mães - em respeito a Serys. Quero dizer que tanto é verdade, Mozarildo, que, abra a Constituição: ela coloca o Poder Legislativo como o primeiro a ser citado. Essa é a verdade.

            Nós vamos vencer essa dificuldade com aquilo que Rui Barbosa nos ensinou. Só tem um caminho e uma salvação: a lei, a justiça e o trabalho.

            E todos nós estamos trabalhando. Eu digo a esta Casa e ao Brasil que nós não vamos decepcionar. Aqui, tem três membros da Mesa Diretora - a Serys, o Heráclito Fortes e eu -, todos estamos, mas a Mesa Diretora está consciente de que vamos vencer essa etapa e não vamos decepcionar o Brasil, como nunca decepcionamos.

            Se nós estamos na democracia, o único responsável é o Senado da República. Querem e há uma população que quer... Respeitamos as tendências ideológicas de Cuba, da Venezuela, que liderou outros países, mas este Senado da República garantiu que, neste País, vai ter a alternância da democracia. Isso contraria muita gente, que quer ver este Senado fechado, como eu vi fechado na Venezuela. Eu estava lá e vi. Fecharam. É o primeiro caminho de quem quer continuar e ser rei, porque a democracia acabou com o continuísmo, com os reis. Caíram os reis, alternância do poder, e é este Senado que garante que haja divisão.

            Convidamos, para usar a palavra, o Senador Adelmir Santana, que mostra tanto a sua grandeza, que ele é suplente da Mesa mas está presente - além dos sete, os quatro. Então, são onze. Ele, sem dúvida nenhuma, é um Senador de muita importância e traduz a grandeza desta Casa, a variedade, o pluralismo. Ele representa, sem dúvida nenhuma, os empresários vitoriosos, os empresários de sucesso em administração. É um líder também. Além de político, é um líder empresarial.

            Ele é cobiçado e disputado pelo Maranhão e pelo Piauí, a sua naturalidade, mas ele representa, no Senado da República, o povo do Distrito Federal. Então, ele vai ter os eleitores do Piauí que aqui moram, do Maranhão e, com certeza, os de Brasília.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2009 - Página 5925