Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso dos 87 anos do Partido Comunista do Brasil. Registro da matéria intitulada "Investimentos em marcha lenta", publicada no jornal O Globo, edição de 2 de março último.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES. :
  • Homenagem pelo transcurso dos 87 anos do Partido Comunista do Brasil. Registro da matéria intitulada "Investimentos em marcha lenta", publicada no jornal O Globo, edição de 2 de março último.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2009 - Página 10695
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DEMOCRACIA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DEMORA, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), LIBERAÇÃO, INVESTIMENTO, CONSTRUÇÃO, RECUPERAÇÃO, RODOVIA, INEFICACIA, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Srªs e Srs. membros do Partido Comunista do Brasil, ao participar desta Sessão Solene em comemoração aos 87 anos do Partido Comunista do Brasil, agremiação mais antiga em atividade no país, não poderia deixar de observar a incansável luta dos comunistas em favor da melhoria e do desenvolvimento da Nação.

Criado em 1922, o Partido Comunista do Brasil tem-se colocado em papel de destaque nas conquistas do povo brasileiro ao longo da história, em favor da repartição social do desenvolvimento e das riquezas, de modo a vencermos o fosso que separa ricos e pobres.

O PC do B sempre teve posições firmes e autônomas, centradas em convicções políticas e ideológicas inabaláveis, mesmo em momentos difíceis da vida nacional, como foram os anos de chumbo da ditadura militar.

Convencido da necessidade de mudar o Brasil pela via armada, o PC do B engajou-se numa verdadeira epopéia pela luta contra a Ditadura Militar e se lançou à Guerrilha do Araguaia, cujo papel e vulto ainda precisam ser devidamente recuperados na historiografia nacional.

Para nós, esta valorosa agremiação partidária deve ser respeitada sobretudo pela forma como trata cada um dos temas da agenda nacional, sempre centrada na recuperação do passado como referência para o erigir do futuro.

A construção de identidades coletivas, as relações entre memória e história, legitimação de práticas políticas, entre outros aspectos balizam a ótica desse partido que se debruça permanentemente sobre a questão social brasileira.

A perspectiva de análise da cena social e política pelos membros do PC do B deve ser vista como referência para quem desejar buscar caminho para o entendimento de questões que nem sempre são compreensíveis a partir da reconstrução mais tradicional do passado.

Por tudo isso, desejamos que o Partido Comunista do Brasil continue firme na defesa das bandeiras que lhes são tradicionais e vigoroso em favor das prioridades do povo brasileiro.

Como segundo assunto, Sr. Presidente, quero registrar registrar a matéria intitulada “Investimentos em marcha lenta”, publicada pelo jornal O Globo, em sua edição de 02 de março de 2009.

            A matéria destaca que os investimentos do Ministério dos Transportes, responsável pela construção e manutenção das rodovias federais, caminham em marcha lenta, mesmo com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

            Sr. Presidente, solicito que a matéria citada seja considerada parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MARCONI PERILLO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matéria referida:

“Investimentos em marcha lenta”.


Modelo1 6/3/243:00



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2009 - Página 10695