Fala da Presidência durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Em nome da Mesa Diretora do Senado saúda aos parlamentares da Finlândia presentes no plenário do Senado.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO. :
  • Em nome da Mesa Diretora do Senado saúda aos parlamentares da Finlândia presentes no plenário do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 01/04/2009 - Página 7546
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DELEGAÇÃO, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, FINLANDIA, PRESENÇA, PLENARIO, SENADO.
  • SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, PRESENÇA, SESSÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B).
  • CONVITE, INACIO ARRUDA, SENADOR, EXERCICIO, PRESIDENCIA, MESA DIRETORA, SENADO, OPORTUNIDADE, REALIZAÇÃO, SESSÃO, HOMENAGEM, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B).

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Em nome da Mesa Diretora do Senado da República do Brasil, faço a saudação aos Parlamentares da Finlândia, fazendo nossas todas as palavras do eminente Senador da República Geraldo Mesquita. Sejam bem-vindos ao Senado da República do Brasil e à nossa Pátria.

            Este Senado hoje comemora 87 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil. Estão presentes o Ministro do Esporte, Exmº Sr. Orlando Silva; a Deputada Federal encantadora Srª Manuela D’Avila; o Presidente Nacional do PCdoB, Sr. Renato Rabelo. Estão presentes os Embaixadores e integrantes do Corpo Diplomático: Embaixador da Bolívia, Sr. René Mauricio Dorfler Ocampo; Embaixador da Palestina, Exm°. Sr. Ibrahym Zeben; Embaixador da Venezuela, Exmº. Sr. Julio García Montoya; Embaixador do Vietnã, Exmº. Sr. Nguyên Hac Dinh; Deputada Federal, Exmª Srª Jô Moraes; ex-Deputado Federal, Sr. Aldo Arantes; Reitor da Faculdade da Cidadania Zumbi dos Palmares, Magnífico Senhor José Vicente; Procurador de Justiça e Presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Sr. Washington Barra; senhores filiados do PCdoB; senhores diretores e servidores do Ministério do Esporte; Srª Carmen Carneiro, viúva do ex-Senador Nelson Carneiro; senhoras e senhores.

            Convido para presidir a mesa, como um reconhecimento deste Senado da República ao eminente Senador que representa com muita dignidade a grandeza desse extraordinário Partido, o Senador Inácio arruda. V. Exª sabe que eu digo isso com razões de gratidão. A minha mãe me ensinou que a gratidão é a mãe de todas as virtudes. Cheguei aqui todas as vezes, governei o Piauí duas vezes, pela força do PCdoB. Deus me deu o título muito honroso de passar, ser o primeiro Estado a ser governado por um comunista, o Piauí. Então, quero dizer dessa gratidão e fazer uma homenagem. Ele é Presidente do Partido no Piauí e Deputado Federal hoje, o Senador Osmar Junior.

            Lá também tem um Deputado estadual muito bravo, o Sr. Robert Rios, Delegado federal e hoje Secretário de Segurança.

            Tem o Piauí a maior inteligência de artista do PCdoB. Eu tenho inveja de não ter conseguido levá-lo para o PMDB. E não foi falta de cantada não, eu era até Governador... Mas é o maior valor. Ele conhece. É humorista, intelectual e artista: Cláudio Morelli. Para mim, ele se iguala a Charles Chaplin.

            E também tem uma segunda suplente aqui do PCdoB, que foi Secretária de Cultura do meu Governo. Ela é suplente do Senador João Vicente Claudino, é Lourdes Rufino.

            Para mim, para Brasília principalmente, mas para o Brasil, o maior brasileiro vivo é o comunista Oscar Niemeyer.

            Convido V. Exª a Presidir. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/04/2009 - Página 7546