Discurso durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do escritor uruguaio Mario Benedetti. Registro de artigos do jornal El Pais, do Uruguai, de 18 de maio de 2009 e artigo do jornalista José Carlos Ruy intitulado "Lá se vai Benedetti, boa praça, boa gente."

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Pesar pelo falecimento do escritor uruguaio Mario Benedetti. Registro de artigos do jornal El Pais, do Uruguai, de 18 de maio de 2009 e artigo do jornalista José Carlos Ruy intitulado "Lá se vai Benedetti, boa praça, boa gente."
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/2009 - Página 18217
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ESCRITOR, PAIS ESTRANGEIRO, URUGUAI, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, LITERATURA, LUTA, POVO, AMERICA LATINA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, URUGUAI, HOMENAGEM POSTUMA, ESCRITOR.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, vou encaminhar oportunamente à Mesa requerimento de pêsames à família de Mario Benedetti, ao povo uruguaio e também ao Congresso uruguaio.

Gostaria também de aproveitar a oportunidade para que pudéssemos inserir nos Anais do Congresso nacional...

O SR. PRESIDENTE (Delcídio Amaral. Bloco/PT - MS) - A Mesa tomará as providências devidas, meu caro Senador Ignácio Arruda.

O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - ...uma parte do caderno B, páginas 11 e 12 do Caderno B, do jornal El Pais do Uruguai.

O falecimento do escritor é descrito, assim como toda sua trajetória fabulosa de luta ao lado do povo uruguaio, especialmente, mas do povo latino-americano. Foi um grande dirigente político, um poeta fabuloso, fantástico, com grandes obras. Teve uma produção literária de mais de oitenta livros publicados, além de inúmeros debates, palestras, participações em grandes seminários, em grandes eventos nacionais em seu país, o Uruguai, na América do Sul, na Europa e nos Estados Unidos. Era uma figura espetacular do povo latino-americano.

E, ao lado do jornal El Pais, do Uruguai, peço também a V. Exª que seja inserido nos Anais um artigo singelo e muito bonito do jornalista José Carlos Ruy, editor do jornal A Classe Operária, intitulada: “Lá se vai Benedetti, boa praça, boa gente”. É um artigo muito singelo, mas demonstra bem o caráter desse gigante da literatura latino-americana.

Eram as questões que eu queria solicitar a V. Exª. Espero poder ser atendido.

Muito obrigado.

 

************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR INÁCIO ARRUDA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do inciso I, § 2º, art. 210 do Regimento Interno.)

************************************************************

Matérias referidas:

Artigos do jornal El Pais, de 18 de maio de 2009;

Artigo do jornalista José Carlos Ruy.


Modelo1 7/17/2411:37



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/2009 - Página 18217