Fala da Presidência durante a 69ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Lê artigo do jornalista piauiense Tomaz Teixeira sobre o fracasso do governo de Wellington Dias, sob o título "A verdade doa a quem doer".

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Lê artigo do jornalista piauiense Tomaz Teixeira sobre o fracasso do governo de Wellington Dias, sob o título "A verdade doa a quem doer".
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/2009 - Página 16494
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, INTERNET, AUTORIA, JORNALISTA, AVALIAÇÃO, INSUCESSO, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), AUSENCIA, RECURSOS, ADMINISTRAÇÃO, PROJETO, INFRAESTRUTURA, DESENVOLVIMENTO, ESPECIFICAÇÃO, RODOVIA, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, SOJA, CERRADO, PORTO, FERROVIA, AEROPORTO, SANEAMENTO BASICO, HOTEL, PERDA, TURISMO, INSTALAÇÃO, ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE).
  • EXPECTATIVA, ATENÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AUXILIO, ESTADO DO PIAUI (PI), VITIMA, INUNDAÇÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Aprendemos aqui mesmo, no nosso grande Senado da República. Sei que é muito importante. V. Exª mostrou cultura, buscando Parlamentares e oradores do mundo todo, mas bem aí Teotônio Vilela, moribundo, com câncer, ensinou que um dos valores do Parlamento é resistir falando e falar resistindo.

            Recentemente, o Piauí sofreu a intempérie das grandes enchentes, não só o Piauí, mas o Nordeste todo, e vários Senadores do Nordeste, eu do Piauí, Heráclito Fortes, João Vicente e o Deputado Federal Mainha, esse extraordinário Líder político, e hoje Presidente do DEM no Piauí, sugerimos ao Presidente da República que, da maneira como foi feita para Santa Catarina uma medida provisória, que tem sua razão constitucional de urgência e relevância, seja feita uma medida provisória em defesa do Nordeste e sobretudo do Piauí, que enfrenta as calamidades da enchente.

            Para inspirar ao Presidente da República o sofrimento do Piauí, recebi um e-mail do portal do extraordinário jornalista piauiense Tomaz Teixeira, “A verdade doa em quem doer!”. Tomaz Teixeira já foi Deputado Estadual várias vezes e, sem dúvida, foi o político que mais enalteceu e ajudou, na carreira política, o Presidente do MDB e hoje Deputado Federal Alberto Silva.

            Tomaz Teixeira escreve para sensibilizar o Presidente da República, com sua inteligência privilegiada, quanto à situação do Piauí. “A verdade doa em quem doer!”. Ele foi Presidente do PMDB regional. Então, é para despertar a sensibilidade do nosso Presidente Luiz Inácio diante do sofrimento do Piauí a manchete:

Wellington Dias precisa ter humildade e reconhecer fracasso de seu governo

Faz pena ver a grande imprensa deixar de fazer as críticas construtivas necessárias contra o governo do Sr. Wellington Dias [do Partido dos Trabalhadores do Piauí]. São muitos os erros, perdemos a maior oportunidade de fazer deslanchar o desenvolvimento do nosso estado. O governador não soube administrar os projetos necessários para a infra-estrutura do estado, deixando transparecer que não estava preparado para ser governador e daí a falta de apoio do Presidente Lula ao seu governo.

            Isso diz o jornalista Tomaz Teixeira.

Não adianta, contra números e fatos não há argumentos. O governador Wellington Dias [do PT] fracassou em não conseguir os recursos necessários para os grandes projetos de infra-estrutura do estado [do Piauí].

A decepção de produtores dos cerrados em perder parte da produção de soja por falta da Transcerrado; o porto de Luiz Correia que até agora não passou de blá blá do governo petista; a não recuperação da ferrovia Luiz Correia a Teresina, para viabilizar a conclusão do porto; a não conclusão do aeroporto de São Raimundo [Nonato]; a não consolidação do turismo, por falta de infra-estrutura hoteleira, saneamento básico e o funcionamento em padrões normais do aeroporto internacional de Parnaíba; a não implantação da ZPE de Parnaíba; essa ZPE qualquer governante de inteligência normal enxergaria que seria a obra mais importante para o governo do PT, pois, além do intercâmbio comercial com o mundo, seria a grande opção de geração de emprego; a Barragem de Castelo que é também uma hidrelétrica de 30 megawatts, que tem o projeto na Seplan desde o segundo governo de Alberto Silva, que inclusive indenizou os proprietários da área de formação do lago da grande barragem [e evitaria essa inundação de Teresina]; a falta de apoio aos cerrados do Piauí, como ponto básico indiscutível de desenvolvimento com uma larga produção de grãos; não conseguiu incluir o estado na opção de uma das cinco refinarias de petróleo anunciadas pelo Presidente Lula. É melhor pararmos por aqui. Sem essas obras o Governo do PT pode ser considerado medíocre e atrasado.

            Diz o jornalista Tomaz Teixeira:

Se o Governador Wellington Dias tivesse pego esses projetos, colocado embaixo do braço e fosse para Brasília toda semana bater na mesma tecla para o Presidente Lula, com certeza, teria conseguido algumas dessas obras e seria inegavelmente o maior Governador do Piauí. Mas, infelizmente, o nosso Governador não sabe ter postura de estadista [uma miopia administrativa]. Se com o Lula ele não consegue nada, imaginem se fosse o Serra.

É, Governador, reconheça, o senhor fracassou, e como fracassou. Agora não adianta mais chorar o leite derramado. Perdemos as maiores oportunidades de todos os tempos com um Presidente do PT e um Governador do Piauí do mesmo partido.

            Eita Piauí que sofre!

            Ainda mais com as enchentes.

            Então, pediríamos ao Presidente Luiz Inácio que atendesse diretamente o Prefeito de Teresina, Silva Mendes, que fez as suas reivindicações, modestas até, para a grandeza de Teresina, e os prefeitos das regiões atingidas; diretamente aos prefeitos.

            O Governador... Outro dia lemos um blog da cidade de Batalha, em que o articulista chama o governador de “Senhor Mentira”. O jornalista Carlos Pessoa denuncia que, por quase três dias, Parnaíba, a maior cidade depois de Teresina, ficou sem energia elétrica, com grande prejuízo em todos os aspectos. Até os comerciantes não puderam vender no Dia das Mães.

            É como diz um jornalista lá, Deoclécio Dantas: “Isso é uma lástima!” Como Boris Casoy dizia: “Isso é uma vergonha!”

            Então, essas são as nossas palavras.

            Lemos aqui o artigo de Tomaz Teixeira, jornalista respeitável, com uma vida toda dedicada ao Piauí, para sensibilizar o Presidente da República a assinar uma medida provisória que beneficie o Piauí neste momento difícil que atravessa, diante das enchentes, e ainda com o Governo do Estado, que o Tomaz Teixeira classifica de fracassado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/2009 - Página 16494