Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogia a aprovação do Projeto de Lei Complementar 217/04, na Câmara dos Deputados, de autoria do Senador Capiberibe, que determina aos Estados, Municípios, Distrito Federal, União Federal liberarem informações sobre a execução da despesa e da receita em tempo real nos meios eletrônicos de acesso público.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Elogia a aprovação do Projeto de Lei Complementar 217/04, na Câmara dos Deputados, de autoria do Senador Capiberibe, que determina aos Estados, Municípios, Distrito Federal, União Federal liberarem informações sobre a execução da despesa e da receita em tempo real nos meios eletrônicos de acesso público.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2009 - Página 16274
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), AUTORIA, JOÃO CAPIBERIBE, EX SENADOR, FIXAÇÃO, OBRIGATORIEDADE, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, AMBITO, ESTADOS, MUNICIPIOS, DISTRITO FEDERAL (DF), UNIÃO FEDERAL, LIBERAÇÃO, INFORMAÇÕES, DESPESA, RECEITA, ACESSO, OPINIÃO PUBLICA, EXPECTATIVA, SANÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente. Obrigado, Senador Arthur Virgílio.

            Quero apenas fazer um anúncio e ressaltar o projeto aprovado ontem, Senador Arthur Virgílio, na Câmara dos Deputados: o Projeto de Lei Complementar nº 217/04, de autoria do Senador Capiberibe, que determina a Estados, a Municípios, ao Distrito Federal e à União liberarem informações sobre a execução da despesa e da receita em tempo real nos meios eletrônicos de acesso público. As informações deverão ser detalhadas e de livre acesso a pessoas físicas ou jurídicas. No caso das despesas, deverão ser divulgados todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer de sua execução, com dados sobre o bem fornecido ou sobre o serviço prestado, o número do processo respectivo, o beneficiário do pagamento e, quando for o caso, informações sobre o procedimento licitatório realizado.

            Portanto, esse projeto do Senador Capiberibe, que o Senador Arhtur Virgílio, o Senador Mão Santa e o Senador Pedro Simon votaram aqui quando o Senador Capiberibe estava no exercício do seu mandato, é um projeto importante, porque faz com que, compulsoriamente, a Administração Pública, em todos os níveis, libere informações sobre suas despesas e receitas daqui para frente. É lógico que o Presidente tem de sancioná-lo. Meu primeiro apelo é para que o Presidente Lula sancione esse projeto. O Presidente pode até receber alguns pedidos contrários à sanção, mas é fundamental sancionarmos o projeto, porque a transparência é o melhor instrumento para combater a corrupção e a impunidade e para dar informações às pessoas.

            Parabéns ao Senador Capiberibe! Parabéns ao Congresso, por ter aprovado essa matéria! Que o Presidente Lula, de fato, possa fazer desse projeto um bom instrumento de combate à corrupção!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2009 - Página 16274