Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento de voto de aplauso ao lutador Lyoto Machida, pela conquista do cinturão de meio-pesado do Ultimate Fighting Championship 98 (UFC).

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESPORTE.:
  • Apresentação de requerimento de voto de aplauso ao lutador Lyoto Machida, pela conquista do cinturão de meio-pesado do Ultimate Fighting Championship 98 (UFC).
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2009 - Página 19784
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESPORTE.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ATLETA PROFISSIONAL, ESTADO DO PARA (PA), VITORIA, CAMPEONATO MUNDIAL, LUTA, REALIZAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), SAUDAÇÃO, PAI, REGISTRO, SUBSCRIÇÃO, REQUERIMENTO, MARIO COUTO, ARTHUR VIRGILIO, SERGIO GUERRA, SENADOR.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Serys Slhessarenko, solicitei pela ordem para fazer um registro e encaminhar um requerimento à Mesa.

Segundo o art. 222 do Regimento Interno, e ouvido o Plenário, requeiro que seja consignado nos Anais do Senado voto de aplauso ao lutador Lyoto Machida pela conquista do cinturão de meio-pesado do Ultimate Fighting Championship 98 (UFC), luta que ocorreu na madrugada de domingo, 24 de maio de 2009.

Requeiro ademais que, além do homenageado, este voto de aplauso seja levado ao conhecimento do Presidente da Associação Paraense de Artes Marciais, Sr. Takerico Carvalho Machida, que é o pai do campeão mundial.

Faço isso, Senador Heráclito, com muito orgulho, porque normalmente esses atletas que atingem o ápice da carreira saem do Brasil para treinar em países onde o esporte tem mais apoio. E, nesse caso do lutador Lyoto Machida, ele continua vivendo e treinando em Belém, capital do Estado do Pará, onde tem uma academia, que é da sua família. Lyoto Carvalho Machida, mais conhecido como “O Dragão”, é baiano de nascença e paraense de criação e de coração. Veio ainda criança para o Pará e lá, com sua família, se estabeleceu e, tenho certeza absoluta, como digo, é um paraense de coração.

Iniciou seus treinamentos ainda aos três anos de idade, com seu pai e mestre Yoshizo, mestre em caratê. Sem dar qualquer chance ao oponente, Machida, em grande forma e usando muito os golpes de perna do caratê, venceu por nocaute, daqueles impressionantes, em que você fica até preocupado se o derrotado vai se levantar. E, apesar de a luta ter sido nos Estados Unidos, grande parte da torcida na noite foi dele - que tem carisma, e muito -, tanto que até o dono do UFC, Dana White, acha que começou a “Era Lyoto Machida”.

Com a vitória, Lyoto se tornou o novo campeão, invicto, dos meio-pesados, e, pela primeira vez, o Brasil possui dois atletas com cinturões do UFC, já que Anderson Silva reina em sua divisão de médios desde 2006.

Esse requerimento também é assinado pelo Senador Mário Couto; pelo Senador do Estado do Pará que homenageia esse paraense de coração; Senador Arthur Virgílio, que é um aficionado das lutas; e pelo Senador Sérgio Guerra.

Era o que eu tinha a solicitar a V. Exª, Presidenta.


Modelo1 7/18/245:17



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2009 - Página 19784