Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Alerta para um grande equívoco", publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 20 de maio último.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Registro do artigo intitulado "Alerta para um grande equívoco", publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 20 de maio último.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2009 - Página 22973
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO VERDE (PV), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DISCORDANCIA, APOIO, ITAMARATI (MRE), CANDIDATURA, DIREÇÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), MINISTRO, PAIS ESTRANGEIRO, EGITO, RESPONSAVEL, CRITICA, CULTURA, ISRAELITA, DISCRIMINAÇÃO, CANDIDATO, BRASIL, PREFERENCIA, PAIS INDUSTRIALIZADO, PAIS SUBDESENVOLVIDO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna no dia de hoje para registrar o artigo intitulado “Alerta para um grande equívoco”, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, em sua edição de 20 de maio 2009.

            O artigo do Deputado Fernando Gabeira do PV do Rio de Janeiro alerta apara o “equivoco” da diplomacia brasileira em apoiar para a direção da Unesco o ministro da Cultura do Egito, Farouk Hosny, que prometeu queimar livros em hebraico contra a candidatura do brasileiro Márcio Barbosa, que reformou a Unesco, comandou três convenções internacionais e é admirado por países ricos e pobres. Farouk um homem que é, há 20 anos, ministro da Cultura em seu país e tem oposição até entre os egípcios, que fazem campanha na internet contra sua candidatura. Esta inflexão brasileira, ora convidando ao país o presidente do Irã, que nega o Holocausto, ora apoiando um ministro egípcio que admite queimar os livros em hebraico, quebra a linha tradicional de nossa política. Ao invés de fortalecer a Unesco, através de um brasileiro que a engrandeceu nos últimos anos, o Brasil escolheu o caminho mais difícil que não só atinge Israel mas também os países que apoiam Márcio Barbosa.

             É um caminho que afastará os Estados Unidos da instituição, estimulando a tendência de não cooperar com a Unesco.

            Sr. Presidente, solicito que o artigo acima citado seja considerado parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matéria referida:

“Alerta para um grande equívoco”, Folha de S.Paulo.


Modelo1 7/18/248:37



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2009 - Página 22973