Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "O Goelbbels egípcio", publicado na revista Veja, edição de 20 de maio último.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Registro do artigo intitulado "O Goelbbels egípcio", publicado na revista Veja, edição de 20 de maio último.
Publicação
Publicação no DSF de 11/06/2009 - Página 23351
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, ERRO, ITAMARATI (MRE), APOIO, CANDIDATO, DIRETOR GERAL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, EGITO, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO, DITADURA, CONTRADIÇÃO, REQUISITOS, DEMOCRACIA, LIBERDADE DE IMPRENSA, ORGANISMO INTERNACIONAL, CRITICA, POLITICA EXTERNA, BRASIL, ABANDONO, CANDIDATURA, DIPLOMATA, NACIONALIDADE BRASILEIRA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, venho à tribuna, no dia de hoje, para registrar o artigo intitulado “O Goebbels egípcio”, publicada pela revista Veja em sua edição de 20 de maio 2009.

O texto do colunista Diogo Mainardi, destaca que o Brasil apóia para o cargo de diretor-geral da UNESCO o egípcio Farouk Hosny, ministro da cultura daquele país. Acontece que, segundo o colunista, Farouk Hosny é ministro da Cultura do regime militar de Hosni Mubarak que persegue seus opositores que pretende transferir o poder para seu filho, Gamal e que tem a prerrogativa, entre muitas outras, de nomear os diretores dos principais jornais do país, todos pertencentes ao estado. Farouk Hosny é o ministro da Cultura do Egito desde 1987. Isso significa que o candidato apoiado pelo presidente Lula para a UNESCO, aquele que terá de tutelar os valores da democracia, da liberdade de opinião, da liberdade de imprensa, está enraizado no poder, em sua suserania ministerial, há exatamente 22 anos, protegido por um ditador. Para apoiar Farouk Hosny, o Itamaraty abandonou a candidatura de um diplomata brasileiro, Márcio Barbosa.

Sr. Presidente, solicito que a matéria acima citada seja considerada parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matéria referida:

“O Goebbels egípcio”.


Modelo1 7/18/248:36



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/06/2009 - Página 23351