Discurso durante a 100ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "O controle do Ipea", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 25 de maio último.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Registro da matéria intitulada "O controle do Ipea", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 25 de maio último.
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/2009 - Página 24095
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, ECONOMISTA, CONDUTA, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, COMBATE, CRISE, ECONOMIA INTERNACIONAL, DIFERENÇA, CARACTERISTICA, BRASIL, RISCOS, ECONOMIA NACIONAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna no dia de hoje para registrar o artigo intitulado “A bolha chinesa: enredo para um suspense”, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo em sua edição de 20 de maio 2009.

            O artigo de Paulo Rabello de Castro doutor em economia pela Universidade de Chicago (Estados Unidos), destaca que com o real forte e a economia doméstica nanica, o Brasil será presa fácil de recessão pior se a bolha chinesa estourar. Segundo o economista, desde o final de 2008, a China jorrou o equivalente a 15% do seu PIB em empréstimos adicionais ao já enorme estoque de financiamentos. É só comparar as proporções. O que a China, no primeiro quadrimestre deste ano, apenas acrescentou à sua massa de crédito é igual a tudo o que, em proporção do PIB, o Brasil tem alocado para o financiamento da indústria nacional. Tal disparidade nos revela o quanto, no Brasil, ainda operamos com rodas travadas diante da crise, enquanto a China responde com ímpeto monetário. Hoje a China corre até o risco de capotar, e, se isso acontecer, a bolha financeira assumirá contornos dramáticos.

            Sr. Presidente, solicito que o artigo acima citado seja considerado parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.

 

********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

- “A bolha chinesa: enredo para um suspense”, Folha de S.Paulo.


Modelo1 7/18/245:02



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/2009 - Página 24095