Discurso durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Descrição das comemorações juninas na Paraíba, com destaque para os festejos em Campina Grande/PB, e convite a todos os brasileiros para que as visitem.

Autor
Roberto Cavalcanti (PRB - REPUBLICANOS/PB)
Nome completo: Roberto Cavalcanti Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • Descrição das comemorações juninas na Paraíba, com destaque para os festejos em Campina Grande/PB, e convite a todos os brasileiros para que as visitem.
Publicação
Publicação no DSF de 19/06/2009 - Página 24285
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • DETALHAMENTO, CELEBRAÇÃO, FESTA JUNINA, MUNICIPIO, CAMPINA GRANDE (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), MOBILIZAÇÃO, POPULAÇÃO, TURISTA, IMPORTANCIA, PERIODO, VALORIZAÇÃO, CULTURA, REGIÃO NORDESTE, CRESCIMENTO, ECONOMIA, AUMENTO, NUMERO, EMPREGO, REGISTRO, REALIZAÇÃO, FEIRA, EXPOSIÇÃO, ARTESANATO, PARCERIA, GOVERNO ESTADUAL, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), BANCO DO BRASIL, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), CONVITE, BRASILEIROS, VISITA, REGIÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na Língua Portuguesa não são raras as ocasiões em que nos utilizamos do grau superlativo para exagerar as características de algo, sem grande compromisso com a realidade dos fatos.

Muitas vezes, o superlativo expressa apenas a nossa opinião: se digo que Maria Beatriz é a mulher mais bonita da cidade, é certo que várias vozes discordarão, elegendo para o posto Bruna, Bárbara ou Maria Clara. Quando afirmamos, porém, que a festa de São João de Campina Grande é “o maior São João do mundo” não estamos nos afastando um milímetro sequer da mais pura verdade. Nenhuma festa é tão longa. Afinal, são 31 dias de festejos ininterruptos, que se espalham por todos os bairros e distritos de Campina Grande. Dessa forma, envolve toda a população da cidade.

Entre os dias 29 de maio e 28 de junho deste ano, o São João ocupará uma área de mais de 80 mil metros quadrados, organizada tematicamente em arraiais e centros populares que homenageiam nomes históricos do São João nordestino, como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

Desde 1983, quando a festa tomou a sua forma atual, o São João de Campina Grande vem se consolidando com uma das mais importantes celebrações culturais do País.

A grandiosidade da festa, o envolvimento da população, as multidões de turistas e a valorização permanente da história, da arte e da cultura do interior nordestino transformaram as festas juninas de Campina Grande no principal evento popular desta época do ano no Brasil.

De um lado, o São João de Campina Grande é um exemplo de modernidade e organização. A alimentação do mar de turistas é garantida pelas dezenas de restaurantes, bares, quiosques e docerias espalhadas pela cidade, além das praças de alimentação de três shoppings.

         Para a hospedagem, além dos hotéis e pensões tradicionais, a cidade oferece a opção de estada alternativa em casas, apartamentos e pousadas especialmente preparados para a ocasião.

Além de opções variadas de alimentação e abrigo para todos o gostos e bolsos, Campina Grande ainda oferece todas a comodidades para o conforto, a saúde e a segurança de seus visitantes: caixas eletrônicos, farmácias 24 horas, hospitais, locadoras de veículos, policiamento reforçado e um eficiente sistema de atendimento ao turista.

De outro lado, porém, os confortos modernos proporcionados pelos organizadores não foram conquistados em detrimento das tradições juninas, as próprias raízes do São João.

O visitante pode ter a certeza de encontrar todas as manifestações artísticas do São João mais tradicional: as quadrilhas, que competem amigavelmente entre si para eleger a mais animada de cada ano; e os bailes e shows de forró, com a participação de gigantes da música popular brasileira como Genival Lacerda, Zé Ramalho e Dominguinhos.

           Mantém-se, ainda, a interessante tradição de combinar, com o casamento fictício que acontece nas quadrilhas, um casamento coletivo que reúne dezenas de casais verdadeiros. Na última sexta-feira, dia 12, cerca de 70 casais celebraram suas bodas no São João de Campina Grande.

As comidas e bebidas típicas, as fogueiras, a decoração com bandeirinhas, as barracas, as simpatias para encontrar o grande amor - nenhuma das manifestações folclóricas tradicionais do São João fica de fora na festa de Campina Grande.

É importante lembrar que as festas de São João não são exclusividade do Nordeste nem do Brasil. São comemoradas em diversos países, principalmente na Europa. Portugal, França, Polônia, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia são apenas alguns dos exemplos de países em que as festas juninas têm grande importância artística e cultural.

É inegável, porém, que as festas paraibanas são as maiores e mais prestigiadas do mundo. Turistas do mundo todo vêm anualmente a Campina Grande e às outras cidades da Paraíba para descobrir, pela primeira vez, a magia das nossas festas juninas ou para renovar sua admiração pela beleza dos nossos festejos.

De fato, criou-se na Paraíba um verdadeiro circuito do São João. Embora a festa de Campina Grande seja a maior, cidades como Patos, Monteiro, Solânea, Bananeiras, Guarabira, Santa Luzia e a capital, João Pessoa, contam com festas que mantêm firme a tradição de beleza, animação e participação popular.

Neste junho de 2009, a festa ganha colorido especial, porque um dos principais atrativos para o turista que chega a Campina Grande para o “Maior São João do Mundo” é o 10º Salão de Artesanato Paraibano, que está ocorrendo em Campina Grande entre os dias 5 e 28 deste mês.

O evento, uma parceria bem-sucedida entre o Governo do Estado e o Sebrae/PB, com o apoio do Banco do Brasil, Eletrobrás, Caixa Econômica e do Campina Autoclube, reúne trabalhos originais de 4.299 artesãos, de 96 diferentes Municípios do Estado.

O projeto de concepção do 10º Salão do Artesanato Paraibano é da arquiteta Sandra Moura (Presidente de honra do Programa Artesanato Paraibano), que idealizou todo o conceito de Salão, desde a arquitetura, passando pela decoração e a escolha dos trabalhos que são expostos e negociados.

Nele, se privilegia o produto artesanal em consonância com a arte da decoração, demonstrando que o artesanato de qualidade pode e deve conviver com os ambientes mais refinados do País.

Este ano o evento homenageia o grupo de louceiras de Cajazeiras, denominado Loiça, que trabalha com barro e tem como diferencial a cerâmica bordada, graças a uma parceria com um grupo de bordadeiras daquela região.

Daí, o tema deste 10º Salão: “Mãos no Barro”.

Toda essa movimentação artística, folclórica, turística e cultural, evidentemente, tem um impacto intenso na economia paraibana. Apontada pela Embratur como “a maior festa popular do Nordeste” e incluída no calendário turístico da entidade, a festa de São João de Campina Grande, além de preservar um patrimônio cultural inestimável, faz girar a roda da economia, gera milhares de empregos diretos e indiretos, permanentes e temporários, além de proporcionar, a cada ano, renovadas oportunidades de negócios, gerando renda e emprego para as diversas camadas da população paraibana.

Srª Presidente, o São João da Paraíba já se consolidou como uma das nossas principais festas populares. Faço aqui um convite a todos os brasileiros: visitem a Paraíba durante as festas juninas! Garanto que a experiência será inesquecível e proporcionará a quem o fizer momentos de intensa alegria, além de um conhecimento, em primeira mão, de uma das mais importantes tradições do Nordeste e do Brasil.

Muito obrigado, Srª Presidente.


Modelo1 10/19/244:34



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/06/2009 - Página 24285