Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Requer compromisso dos líderes e da Mesa para a votação da PEC dos vereadores na próxima terça-feira. Lamenta matéria de imprensa que cita seu nome e esclarece que passou a ser Primeiro Secretário da Casa em fevereiro de 2005.

Autor
Efraim Morais (DEM - Democratas/PB)
Nome completo: Efraim de Araújo Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO. SENADO.:
  • Requer compromisso dos líderes e da Mesa para a votação da PEC dos vereadores na próxima terça-feira. Lamenta matéria de imprensa que cita seu nome e esclarece que passou a ser Primeiro Secretário da Casa em fevereiro de 2005.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/2009 - Página 23261
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO. SENADO.
Indexação
  • PREVISÃO, INSUCESSO, QUORUM, SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, ENTENDIMENTO, LIDER, COMPROMISSO, PROXIMIDADE, SESSÃO, VOTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, REDUÇÃO, GASTOS PUBLICOS, CAMARA MUNICIPAL.
  • RESPOSTA, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, IRREGULARIDADE, ANTERIORIDADE, GESTÃO, ORADOR, PRIMEIRO SECRETARIO, SENADO, ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, CRIAÇÃO, CARGO PUBLICO, REGISTRO, NECESSIDADE, ASSINATURA, TOTAL, MEMBROS, MESA DIRETORA, DECISÃO, NOMEAÇÃO.

            O SR. EFRAIM MORAIS (DEM - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, inicialmente, já que pretendemos votar esse requerimento para a verificação do quórum - e eu acredito que não tenhamos sucesso nesse quórum -, já solicito dos líderes e da Mesa um compromisso: que, na próxima terça-feira, independentemente de acordo quanto à CPI, essa matéria seja votada. Essa seria a primeira proposição que faria. Na terça-feira ou na quarta, quando teremos um quórum mais garantido. É a solicitação que faço à Mesa, pedindo que haja um entendimento de lideranças nesse sentido.

            Quanto a essa matéria que foi levantada aqui, em que meu nome é citado, eu tenho que vir todas as vezes à tribuna da Casa para me defender e, lamentavelmente, sempre com defesa que comprovo até com data.

            Começam a dizer que foram criados cargos para atender ao Senador Efraim Morais em 2004. O Senador Efraim Morais só passou a ser 1º Secretário desta Casa em fevereiro de 2005. Então, eu lamento, sinceramente, que estejam usando o nosso nome nessas condições.

            Mesas anteriores. Eu quero dizer que não foi a minha Mesa que criou os cargos do Interlegis. Eu quero deixar bem claro que fui 1º Secretário na gestão do Senador Renan; depois, na do Senador Tião Viana; e, depois, na do Senador Garibaldi Alves, e esses cargos foram criados antes da gestão desses três Presidentes.

            Quero deixar isso claro, sempre carimbando em nome de quem saiu: na minha Mesa não foram criados esses cargos. Os cargos que iam ser criados não o foram. Tinham a assinatura de todos os membros da Mesa e de todos os líderes, de todos, sem exceção. Essa decisão não foi tomada. Não era uma decisão do 1º Secretário; era de todos - sem exceção - os membros da Mesa e de todos - sem exceção - os líderes, do PT ao PSDB.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Sr. Presidente...

            O SR. EFRAIM MORAIS (DEM - PB) - Assinaram todos, e essa lista eu tenho guardada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/2009 - Página 23261