Discurso durante a 103ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de discurso sobre manifestação da Cobap - Confederação Brasileira de Aposentados. Registro de realização de ato, amanhã, pelo Sindicato de Jornalistas do Rio Grande do Sul valorizando os estudantes de jornalismo.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL. EXERCICIO PROFISSIONAL. :
  • Encaminhamento de discurso sobre manifestação da Cobap - Confederação Brasileira de Aposentados. Registro de realização de ato, amanhã, pelo Sindicato de Jornalistas do Rio Grande do Sul valorizando os estudantes de jornalismo.
Publicação
Publicação no DSF de 24/06/2009 - Página 26224
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL. EXERCICIO PROFISSIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, REPRESENTANTE, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA, APOSENTADO, PROXIMIDADE, CONGRESSO NACIONAL, REIVINDICAÇÃO, AGILIZAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, VOTAÇÃO, PROJETO, AUTORIA, ORADOR, VINCULAÇÃO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, REAJUSTE, SALARIO MINIMO, EXTINÇÃO, FATOR, NATUREZA PREVIDENCIARIA, RECUPERAÇÃO, VALOR, APOSENTADORIA.
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), LANÇAMENTO, GRUPO PARLAMENTAR, DEFESA, APOSENTADO, PENSIONISTA, LUTA, IGUALDADE, JUSTIÇA SOCIAL, REGISTRO, PRESENÇA, CONGRESSISTA, REUNIÃO, EX SERVIDOR, BANCARIO, REITERAÇÃO, NECESSIDADE, AGILIZAÇÃO, TRAMITAÇÃO, MATERIA, BENEFICIO, IDOSO, APROVAÇÃO, PROJETO, EXTINÇÃO, VOTO SECRETO.
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), MANIFESTAÇÃO COLETIVA, INICIATIVA, SINDICATO, JORNALISTA, DEFESA, OBRIGATORIEDADE, DIPLOMA, EXERCICIO PROFISSIONAL, VALORIZAÇÃO, ESTUDANTE, MANIFESTAÇÃO, APOIO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, AUTORIA, ANTONIO CARLOS VALADARES, SENADOR.

O SR. PAULO PAIM (PT/RS) _ Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Senadores, volto hoje a falar de um tema muito importante: os nossos aposentados e pensionistas.

Como sabemos, apesar do compromisso firmado com a Câmara, as matérias de nossa autoria, aprovadas por esta Casa, ainda não foram apreciadas lá.

Por isso, de hoje para amanhã a Cobap organizou uma manifestação para que todos saibam que os aposentados estão de olho em nossos trabalhos.

Cerca de 300 pessoas vindas de todas as regiões brasileiras estão acampadas em frente ao Congresso e passarão a noite lá como forma de protesto.

Eles farão orações e preces para que nossos caminhos se iluminem e que os projetos que os beneficiam sejam votados.

Aposentados e pensionistas querem que a Câmara coloque em votação o PL nº 01/07 que reajusta as aposentadorias e pensões em conformidade com os reajustes dados ao salário mínimo. Querem também a aprovação do fim do fator previdenciário e da recomposição das perdas.

Senhoras e Senhores Senadores, O que os aposentados e pensionistas brasileiros querem é simples. Nada mais que um direito de quem contribuiu durante toda vida para o crescimento do país. Basta que as matérias sejam colocadas em votação e que cada parlamentar assuma de que lado está.

Senhoras e Senhores Senadores, os brasileiros estão cansados de escutar promessas que não são cumpridas.

Nas minhas andanças pelo Rio Grande o que mais ouvi foram apelos para aprovação dessas matérias.

Muitos pediam que o Congresso não entrasse em recesso se os projetos não fossem votados.

Lá no meu estado participei ontem, na Assembléia Legislativa, do lançamento da Frente Parlamentar em defesa dos aposentados e pensionistas.

Uma iniciativa do Deputado Estadual Nelson Härter, apoiada pelo presidente da Casa, deputado Ivar Pavan, e por demais parlamentares de todos os partidos.

A Frente será um grupo suprapartidário que visa igualdade social e a justiça a todos aposentados e pensionistas.

A idéia é se unir à Fetapergs na luta pela aprovação das matérias em tramitação no Congresso e demais ações que beneficiem a categoria.

Senhor Presidente, Também lá no Rio Grande participei de um evento no qual cerca de 600 bancários estavam presentes. Eles reforçaram: é urgente a aprovação das matérias

e também o fim do voto secreto.

Lá me foi entregue um abaixo-assinado com cerca de cinco mil assinaturas. O que eles querem é que os deputados deem agilidade ao processo de apreciação das matérias.

Senhoras e Senhores Senadores, os aposentados e pensionistas sabem quem somos.

Prova disso são as fotos que eles estão mostrando em frente ao Congresso.

Essa luta é de todos nós. Por isso, nada mais justo que cada um de nós assuma seu posto na batalha.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/06/2009 - Página 26224