Discurso durante a 108ª Sessão Especial, no Senado Federal

Esclarece sobre a proposta de criar uma comissão de senadores para investigar as denúncias de irregularidades na administração do Senado e propor uma reforma administrativa.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Esclarece sobre a proposta de criar uma comissão de senadores para investigar as denúncias de irregularidades na administração do Senado e propor uma reforma administrativa.
Publicação
Publicação no DSF de 01/07/2009 - Página 28806
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, PROPOSTA, AUTORIA, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), DEFESA, AFASTAMENTO, PRAZO DETERMINADO, PRESIDENTE, SENADO, IMPLANTAÇÃO, COMISSÃO, SENADOR, AUTORIDADE, LEGITIMIDADE, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, ADMINISTRAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, TRABALHO, MESA DIRETORA, REFORMULAÇÃO, LEGISLATIVO, MOTIVO, DIFICULDADE, ACORDO, LIDERANÇA, AUSENCIA, BUSCA, REDUÇÃO, COMPETENCIA, VICE-PRESIDENTE, PRIMEIRO SECRETARIO.

            O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - V. Exª participou da reunião na qual tomamos todas as decisões. Eu não teria uma reunião com V. Exª, nem o Senador Alvaro Dias, nem a Senadora Marisa Serrano, e outra reunião, em outros termos, com o Presidente José Sarney. Tivemos uma única conversa e uma única opinião.

            Vivemos uma crise política. V. Exª não foi citado sequer nessa discussão, nem muito menos os outros membros da Mesa. Nós falávamos que haveria uma comissão, que deveria se organizar com a devida autoridade, legitimidade, que representasse um consenso do nosso Congresso, pois, infelizmente, a atual Mesa não representa, não está conseguindo representar, tanto que nós estamos... Não estou falando de V. Exª. A Mesa, no plural, não está conseguindo administrar esse processo. Está precisando de reforço e colaboração de Senadores. Não estou falando de gente...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Pela ordem, Sr. Presidente.

            O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE) - ...gente de outro planeta, não.

            Então, o seguinte: Senadores a serviço da Mesa fariam um determinado trabalho, com competência, qualidade, e esses Senadores seriam escolhidos não por razões políticas, que colocam alguém numa Mesa ou tiram dela, mas por razões técnicas. E esse Senador... V. Exª participou da reunião e não pode, mesmo sendo Presidente, me prejulgar, nem afirmar o que eu não disse. Não tem autoridade para isso, nem como Presidente deste Congresso, nem do Senado, nem coisa nenhuma, porque nada foi dito em relação a V. Exª nem, muito menos, contra V. Exª, ou contra o meu amigo 1º Secretário ou qualquer Senador da Mesa. Não tem nada a ver com isso.

            Nós propusemos que, para esses próximos dois meses, houvesse o afastamento do Presidente Sarney, sim, para que a crise fosse debelada, porque a questão administrativa não é um assunto que ele queira tratar objetivamente. Ele próprio disse que não quer saber do lixo e das dificuldades que se acumulam aqui, no Senado.

            O Presidente Sarney faria uma autorização a esse grupo, junto com a Mesa inteira, para que se desenvolvesse um trabalho aqui com grande autoridade, competência, legitimidade. Isso não afeta nem o Presidente eventual que poderia assumir, nem o que não assumisse, nem o 1º Secretário, nem o tesoureiro, nem o que fosse. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Tem a ver com a questão prática de organizar uma saída para evitar um confronto, para evitar uma redução do nosso papel. Não seria nunca do partido a iniciativa de diminuí-lo. Ao contrário, o partido tem sempre, todas as vezes em que é chamado, colaborado com V. Exª, e V. Exª com o partido também. Acho que foi um equívoco de V. Exª essa interpretação, que não se deu, de maneira nenhuma, por nenhum de nós.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/07/2009 - Página 28806