Discurso durante a 116ª Sessão Especial, no Senado Federal

Requer voto de aplauso pelo octagésimo aniversário do Maestro Nivaldo Santiago e registra o lançamento do livro "Nivaldo Santiago, uma Amazônia de Música".

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. HOMENAGEM.:
  • Requer voto de aplauso pelo octagésimo aniversário do Maestro Nivaldo Santiago e registra o lançamento do livro "Nivaldo Santiago, uma Amazônia de Música".
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2009 - Página 31437
Assunto
Outros > SENADO. HOMENAGEM.
Indexação
  • LEITURA, REGISTRO, ANAIS DO SENADO, NOTA OFICIAL, SERVIDOR, EMISSORA, TELEVISÃO, SENADO, ESCLARECIMENTOS, PROBLEMA, TRANSMISSÃO, TELEVISÃO VIA CABO, PERDA, AUDIÇÃO, ANTERIORIDADE, RECLAMAÇÃO, AUSENCIA, RESPONSABILIDADE, SERVIÇO, PLENARIO.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, REGENTE, ESTADO DO AMAZONAS (AM), LANÇAMENTO, LIVRO, BIOGRAFIA, AUTORIA, JURISTA, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, REGISTRO, PROGRAMAÇÃO, COMEMORAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, EXTENSÃO, OCORRENCIA, MUNICIPIO, BOM DESPACHO (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ATUALIDADE, RESIDENCIA, MUSICO.
  • VOTO, RECUPERAÇÃO, SAUDE, GILBERTO MESTRINHO, EX SENADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), GRAVIDADE, SITUAÇÃO, INTERNAMENTO, HOSPITAL, CAPITAL DE ESTADO.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, até para fazer justiça, recebi o seguinte comunicado do Sr. Márcio Magalhães do serviço técnico da TV Senado. Ainda há pouco, eu reclamava, pessoas que estavam me ouvindo reclamaram que o meu áudio não estava saindo corretamente. Então, aqui vem a explicação, à qual dou pleno crédito, porque conversei com toda a direção da TV Senado que me procurou.

            Eis a matéria, que passo a ler para que fique consignada nos Anais da Casa.

Estamos com um sério problema com a NET: quase todos os dias, o nosso sinal fica sem áudio. Sempre que isso acontece, verificamos que os outros canais da NET estão normais, ou seja, o problema é somente com o áudio da Tv Senado.

Fazemos reclamações junto à central técnica deles e os técnicos responsáveis nos informam que estão providenciando a normalidade do sinal, sem dar detalhes do que realmente está acontecendo.

Acho que deveriam nos dar o mesmo tratamento dado às outras emissoras, visto que somente a nossa está sendo prejudicada. Fazer manutenção com Plenário no ar é falta de responsabilidade, no mínimo.

Passo este e-mail somente para esclarecer a todos o que realmente está acontecendo e que não depende deste Serviço a solução para o problema.

Atenciosamente,

Márcio Magalhães

Serviço Técnico - TV Senado.

         Ou seja, então nada parecido com aquilo que seria temível, como censura ou algo reprovável desse gênero. Portanto, faço questão de registrar o meu respeito pelos profissionais da TV Senado.

            E faço a V. Exª, Sr. Presidente, um requerimento de Voto de Aplauso ao Maestro Nivaldo Santiago pelo transcurso do seu 80º aniversário, a ser comemorado no dia 14 de julho de 2009, juntamente com o lançamento do livro Nivaldo Santiago, uma Amazônia de Música, em que a jurista amazonense Auta Madeira descreve a vida e a trajetória desse importante músico amazonense, hoje radicado em Bom Despacho, Minas Gerais.

            Requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno, e ouvido o Plenário, que seja consignado nos Anais do Senado voto de aplauso pelo transcurso dos 80 anos de vida do maestro amazonense Nivaldo Santiago, ensejo em que, na cidade mineira de Bom Despacho, simultaneamente, com justas comemorações em Manaus, será lançado livro com biografia escrita do amazonense, que, ainda hoje em plena atividade, honra a cidade de Manaus e o Estado do Amazonas através de notas musicais.

            Requeiro, ainda, que o voto de aplauso seja levado ao conhecimento do homenageado, bem como da Jurista amazonense e autora da biografia do maestro, Drª Auta Madeira, radicada em Brasília.

            Se possível fosse, o voto de aplauso ora requerido não seria formatado com palavras e, sim, com acordes musicais. O homenageado mereceria a honraria. Ele completa 80 anos de vida no dia 14 de julho de 2009 com justas comemorações em Manaus, sua terra, e em Bom Despacho, no Estado de Minas, onde atualmente vive e trabalha.

            A Drª Auta, além de se revelar excelente biógrafa, põe em evidência cativante humildade ao assinalar que o texto editado, de sua autoria, é uma “singela biografia”. Singeleza e simplicidade são características das pessoas de alma aberta, como o Maestro, que dedica todo o seu tempo à configuração de notas musicais, lançadas em pautas, e que, depois, na leitura, transformam-se em sons.

            Em Manaus, a homenagem a Nivaldo começou ontem, 8 de julho, num espetáculo com o Coral João Gomes Júnior, no Teatro Amazonas, além de missa na Catedral em ação de graças pela data natalícia do notável músico, coincidente com o 53ª aniversário do Coral.

            Em Bom Despacho, em Minas Gerais, paralelamente a outras manifestações de regozijo, haverá o lançamento do livro da jurista Auta. Esse livro é prefaciado pelo compositor e talentoso cantor amazonense Célio Cruz e tem apresentação de Robério Braga, Secretário de Cultura do Estado do Amazonas. A ficha catalográfica do livro é da bibliotecária amazonense Renée Vaz Nina.

            Requeiro este Voto de Aplauso com profundo sentimento de aconchego ao maestro Nivaldo. Conheço de perto toda a sua trajetória cultural e - agora fala o filho - conservo na memória a presença do maestro em missa celebrada não faz muito tempo em memória de meu pai, Senador Arthur Virgílio Filho. O Maestro Nivaldo Santiago, além de coordenar a parte musical daquela solenidade religiosa, foi quem a conduziu, ao ser ali apresentados tocantes e maravilhosos acordes musicais.

            Nivaldo Santiago, por todo esse valor e por todo esse afeto, é merecedor da homenagem que ora proponho ao Senado da República, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2009 - Página 31437