Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cobrança da instalação da CPI da Petrobrás, respeitando os direitos da minoria.

Autor
Antonio Carlos Júnior (DEM - Democratas/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).:
  • Cobrança da instalação da CPI da Petrobrás, respeitando os direitos da minoria.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2009 - Página 31018
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
Indexação
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, ENTENDIMENTO, BANCADA, GOVERNO, GARANTIA, DIREITOS, MINORIA, INSTALAÇÃO, PRAZO DETERMINADO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), REGISTRO, EMPENHO, OPOSIÇÃO, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO), CONTINUAÇÃO, TRABALHO, PERIODO, RECESSO, HIPOTESE, DESCUMPRIMENTO, PRAZO, INICIO, COMISSÃO DE INQUERITO.

O SR. ANTONIO CARLOS JÚNIOR (DEM - BA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a oposição...

O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Eu vou prorrogar a sessão pelo tempo necessário à conclusão dos nossos trabalhos.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP. Fazendo soar a campanhia.) - Senadores, atenção! Tem um orador na tribuna.

Senador Antonio Carlos Júnior.

O SR. ANTONIO CARLOS JÚNIOR (DEM - BA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Oposição cumpriu todos os requisitos para possibilitar a CPI da Petrobras: as assinaturas, protocolo na Mesa. Cumpriu todos os requisitos, mas a base do Governo, de uma forma, usando inclusive prerrogativas abusivas de não comparecimento, resolveu boicotar a CPI. Esse procedimento não some em nível de melhoria do ambiente da Casa, e não melhora o relacionamento entre o Governo e Oposição. Só faz piorar essa relação e a situação da Casa.

Então, é preciso que os dirigentes da base do Governo resolvam entender que é um direito da Minoria, é um direito da Oposição; e que a CPI da Petrobras tem de ser instalada até a semana que vem, caso contrário não votaremos a LDO, não teremos recesso e, no segundo semestre, teremos um clima muito pior do que o que estamos vendo aqui. Não estamos ameaçando, mas advertindo. O clima poderá ficar muito pior. Inclusive, já conversei sobre isso com os próprios Líderes da base do Governo. Vamos melhorar o clima na Casa. Vamos respeitar a Oposição. Vamos permitir a instalação da CPI da Petrobras, caso contrário as relações piorarão e não teremos clima para qualquer entendimento na Casa. É uma advertência que faço - não é ameaça - para o bom funcionamento da Casa neste resto de semestre e no segundo semestre.

Peço a reflexão dos dirigentes da base governista. Vamos melhorar a relação com a Oposição e os trabalhos da Casa. Mas, sem a instalação da CPI da Petrobras, isso não vai ser possível.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2009 - Página 31018