Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura do trecho da matéria do jornal "A Crítica" onde o governador de São Paulo José Serra desmente ter se manifestado contra a prorrogação dos incentivos para o Polo Industrial de Manaus.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL.:
  • Leitura do trecho da matéria do jornal "A Crítica" onde o governador de São Paulo José Serra desmente ter se manifestado contra a prorrogação dos incentivos para o Polo Industrial de Manaus.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2009 - Página 31085
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • LEITURA, TRECHO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, A CRITICA, DIVULGAÇÃO, DECLARAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), NEGAÇÃO, INTERESSE, OPOSIÇÃO, PRORROGAÇÃO, INCENTIVO, POLO INDUSTRIAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), HIPOTESE, APROVAÇÃO, PROJETO, REFORMA TRIBUTARIA, PARALISAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, CRITICA, FALTA, VERDADE, INFORMAÇÕES, ANTECIPAÇÃO, CAMPANHA ELEITORAL.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

            Sr. Presidente, o Ministro Guido Mantega, da Fazenda, pode até ter manifestado alguma intenção de se opor à prorrogação dos incentivos para o Polo Industrial de Manaus por mais dez anos, o que ocorreria no texto do defeituoso projeto de reforma tributária que, por isso mesmo, está emperrado no Congresso Nacional. Pelas versões recentemente divulgadas, também o Governador José Serra, de São Paulo, defenderia a mesma ideia. Não é, definitivamente não é verdadeira a informação; e o próprio Serra desmente a versão divulgada na segunda quinzena do mês passado. Em declaração veiculada pelo jornal A Crítica, de Manaus, o Governador paulista desautoriza tal colocação e vai além, acrescentando que, como ele, o Secretário paulista da Fazenda, Sr. Mauro Ricardo Costa, igualmente nada afirmou a respeito.

            Por escrito, assim sustentou o Governador de São Paulo:

“Trata-se de mentira descarada. Em nenhum momento, eu ou o secretário da Fazenda de São Paulo, Mauro Ricardo Costa, fizemos qualquer menção restritiva à Zona Franca de Manaus ao longo dessas discussões sobre a reforma tributária. Desafio qualquer um a mostrar o contrário. O Mauro foi, aliás, um excelente Superintendente da Suframa, nomeado por mim quando Ministro do Planejamento.

O projeto do deputado Mabel [que trata da reforma tributária] é, sim, muito ruim. É ruim, porque elimina os financiamentos vinculados da Seguridade Social, principalmente a saúde, deflagra uma loucura em matéria de guerra fiscal predatória - que, aliás, prejudica a Suframa -, cria novos tributos que aumentam o custo Brasil etc.

A mentira - repito - é descarada e certamente serve ao propósito de iludir as pessoas a respeito dos verdadeiros problemas desse projeto desastroso e, ao mesmo tempo, já faz guerra suja, que esta antecipação de campanha eleitoral está deflagrando”.

            Essa é a posição do Governador de São Paulo, Sr. José Serra.

            Era, Sr. Presidente, o que eu tinha a dizer. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2009 - Página 31085