Fala da Presidência durante a 140ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do Ano da França no Brasil e a ação das Alianças Francesas como agentes de difusão cultural em nosso país.

Autor
Romeu Tuma (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do Ano da França no Brasil e a ação das Alianças Francesas como agentes de difusão cultural em nosso país.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2009 - Página 38422
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, ANO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, SAUDAÇÃO, ATUAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, LINGUA FRANCESA.

            O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PTB - SP) - Há número regimental. Declaro aberta a sessão especial.

            Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

            A presente sessão especial destina-se a comemorar o Ano da França no Brasil e a ação das Alianças Francesas como agentes de difusão cultural em nosso País, de acordo com o Requerimento nº 1.025, de 2009, do Sr. Senador Adelmir Santana e outros Srs. Senadores.

            Convidaria para vir à Mesa o grande Senador Sérgio Zambiasi, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-França, que já se encontra à mesa; o Delegado-Geral da Aliança Francesa no Brasil, Sr. Yann Lorvo; a Srª Diretora da Aliança Francesa de Brasília, Srª Pascale Hualpa, a quem agradecemos a presença.

            É uma honra para este Senador presidir a abertura desta sessão, Sr. Yann e Srª Pascale, Delegado-Geral da Aliança Francesa e Diretora da Aliança Francesa de Brasília.

            Eu dizia aqui ao Senador Sérgio Zambiasi que estava cantando um pouco o Hino Nacional da França: “Allons enfants de la Patrie”. Ele perguntou: “Você sabe?” Eu falei: “Não. O problema é o seguinte: na época do primeiro grau, na escola, nós cantávamos o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da França. Estava no currículo, na abertura do trabalho diário, o hasteamento da Bandeira do Brasil, o canto do Hino Nacional Brasileiro e o da França.”

            O Brasil sempre teve uma vinculação muito forte com a França, Senador Sérgio. Então, nesse aprendizado da canção, para a gente que é velho - o jovem não é desse tempo -, houve uma mudança muito grande do relacionamento depois da Guerra de 1945 quando das mudanças das táticas militares. A Polícia Militar de São Paulo, a maioria das Polícias Militares e as Forças Armadas tinham uma linha de trabalho segundo as Forças Armadas Francesas. Inclusive, há um treinamento, na Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo - não lembro o nome da canção -, em que eles fazem um exercício de dança com essa música francesa até hoje. Conversei recentemente com o Comandante, que disse que está no currículo e é um dos melhores treinamentos que se fazem fisicamente, porque traz uma distração, que é a música, a canção, a dança e o exercício físico, que se casam muito bem e são originários das Forças Armadas Francesas.

            Por isso, é uma honra estarmos aqui neste momento em que se comemora o ano da França no Brasil.

            E eu tenho a honra de passar a palavra ao Senador Sérgio Zambiasi, representante do Rio Grande do Sul, que hoje falará nesta cerimônia tão importante para o Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2009 - Página 38422