Discurso durante a 162ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de voto de pesar pelo falecimento do jornalista Paulo Cabral. Participação, em Natal, de seminário de gestão municipal, durante o qual foi homenageado o Senador José Agripino, pelos 30 anos de vida pública de S.Exa.

Autor
Adelmir Santana (DEM - Democratas/DF)
Nome completo: Adelmir Santana
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro de voto de pesar pelo falecimento do jornalista Paulo Cabral. Participação, em Natal, de seminário de gestão municipal, durante o qual foi homenageado o Senador José Agripino, pelos 30 anos de vida pública de S.Exa.
Aparteantes
Arthur Virgílio, José Agripino, Marconi Perillo, Rosalba Ciarlini.
Publicação
Publicação no DSF de 23/09/2009 - Página 46503
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JORNALISTA, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, IMPRENSA.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, SEMINARIO, GESTÃO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, REALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), OPORTUNIDADE, HOMENAGEM, JOSE AGRIPINO, EX PREFEITO, EX GOVERNADOR, SENADOR, ANIVERSARIO, VIDA PUBLICA, PRESENÇA, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, DEMOCRATAS (DEM), CONGRESSISTA, DEPUTADOS, DIVERSIDADE, LIDER, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, AMBITO NACIONAL, COMPROVAÇÃO, PRESTIGIO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, inicio minhas palavras.

            Nesse último fim de semana, estive ausente da Capital do País e tomei conhecimento do falecimento do jornalista Paulo Cabral. Quero também me associar aos pesares que foram aqui externados por vários Senadores, extensivos a todos os seus familiares e à família associada dos Diários Associados.

            Paulo Cabral era uma pessoa ímpar, diferente, com quem tive contato inúmeras vezes quando dirigi aqui o Correio Braziliense. Eu tinha por ele uma amizade especial, como tenho por todos os seus filhos. Portanto, expresso meus sentimentos associados a todos os que já foram aqui externados na tribuna do Senado.

            O objetivo, Sr. Presidente, da minha presença na tribuna nesta tarde é o desejo de fazer uma referência a um acontecimento recente. Na última sexta-feira, tive a oportunidade de participar em Natal, Capital do Rio Grande do Norte, de um seminário sobre gestão municipal. Nesse seminário, fizeram-se presentes gestores municipais. Nele, percebia-se o sentido muito especial de homenagear os trinta anos de vida pública do Líder dos Democratas, o Senador José Agripino, que iniciou sua vida como gestor municipal na cidade de Natal, sendo, posteriormente, Governador e Senador pelo Rio Grande do Norte.

            Lá estiveram componentes dos Democratas, como o nosso Governador José Roberto Arruda, que estava entre os palestrantes; o Prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab; o Presidente dos Democratas, Deputado Rodrigo Maia; o Senador Efraim Morais; o Líder Ronaldo Caiado e muitos outros Deputados Federais e Senadores.

            Chamou-me a atenção essa homenagem feita ao Senador José Agripino e, ao mesmo tempo, a força que foi demonstrada pelo nosso Líder, que conseguiu, naquela manhã e tarde de sexta-feira, reunir as principais lideranças do Rio Grande do Norte, vários Deputados Estaduais, entre eles o Presidente da Assembleia Legislativa Robinson Faria.

            Lá se fazia presente também, como administradora municipal comprovada, a Senadora Rosalba Ciarlini, nossa companheira de Senado, que, por três vezes, foi Prefeita de Mossoró. E, quando saiu da Prefeitura de Mossoró, na última gestão, era detentora de uma aprovação entre “boa” e “ótima” de 96% daquela população, tanto que saiu da Prefeitura e se elegeu Senadora da República.

            Mas a presença ali de muitos líderes daquele Estado, sem falar, como já citei, de líderes nacionais dos Democratas, demonstrou o apreço da população do Rio Grande do Norte pelo nosso Líder. Lá se faziam presentes presidentes de várias agremiações partidárias, vários Deputados Estaduais, vários Deputados Federais, entre eles o Deputado Federal João Maia, e pessoas que antes foram adversárias do Senador José Agripino, mas que foram lá lhe prestar uma homenagem, o que demonstra, como eu disse, a ótima relação pessoal e política que ele mantém com todas aquelas lideranças do Estado. Inúmeros prefeitos, inúmeros vereadores, várias lideranças comunitárias e populares se faziam presentes ali. Estavam ali prefeitos dos mais diversos Municípios, representados aqui, inclusive, pela Prefeita da Capital, Micarla de Sousa.

            Então, Sr. Presidente, saímos de lá convencidos, e não era surpresa, da liderança de José Agripino naquele Estado. Lá se fizeram presentes todos os Senadores do Estado, independentemente de serem ou não da mesma agremiação. O Senador Garibaldi Alves Filho se fez presente, e a Senadora Rosalba Ciarlini, como liderança municipal expressiva, também foi uma das palestrantes.

            O seminário, que era para tratar de gestão municipal, traduziu-se numa festa de homenagem pelos trinta anos de vida pública do nosso Líder José Agripino. E isso tinha sentido, porque exatamente na gestão municipal foi que José Agripino deu início à sua vida política.

            Então, tanto eu como o nosso Governador José Roberto Arruda, o nosso Prefeito Kassab, o Presidente Rodrigo Maia, o Senador Efraim Morais, que não éramos do Estado, e o Líder Ronaldo Caiado - eu já tinha feito aqui a citação - saímos convencidos de que efetivamente os trinta anos de vida pública do Senador José Agripino se traduzem também em trinta anos de boas relações pessoais com todas as lideranças daquele Estado.

            Eu queria fazer esse registro, dizendo que saí de lá convencido de que, certamente, aquele Estado poderá, no futuro, quem sabe, até dispensar a presença do Senador José Agripino para voos mais altos na República brasileira. Sentimos isso na presença de tantas autoridades importantes, e todos estavam dentro do mesmo diapasão: a amizade, o respeito e a consideração que têm pelo nosso Líder José Agripino.

            O Sr. José Agripino (DEM - RN) - Permite-me um aparte, Senador Adelmir Santana?

            O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF) - Concedo a palavra ao Líder José Agripino.

            O Sr. José Agripino (DEM - RN) - Quero rapidamente lhe agradecer a generosidade da manifestação, do pronunciamento e da presença. V. Exª me fez uma agradável surpresa. O que deveria ser um seminário sobre gestão municipal terminou sendo uma homenagem, à minha revelia, sem meu conhecimento pleno. Eu sabia que estavam montando aquele tipo de homenagem, mas desconhecia os detalhes. É claro que eu sabia que Gilberto Kassab iria lá, que Rodrigo Maia iria lá, que Ronaldo Caiado iria lá, que José Roberto Arruda iria lá, mas, para mim, muitas presenças foram surpresa, como a de V. Exª. E lá estiveram para presenciar uma coisa que V. Exª captou bem. Naquele encontro, que foi um encontro de amigos, ficou claríssimo que eu, que fui Governador por duas vezes, que fui prefeito de Natal e que, por três vezes, fui Senador, posso me orgulhar de chegar ao trigésimo aniversário de minha vida pública convivendo com as pessoas, convivendo civilizadamente com aqueles líderes. Já fiz campanha política, e já houve momentos em que digladiei com muitos daqueles, mas digladiei como adversário, não como inimigo. E, por essa razão, posso me reencontrar com essas pessoas de forma civilizada e amigável. V. Exª viu lá o Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Robinson Faria, com quem tenho excelentes relações políticas. Já fomos muitas vezes correligionários e até já fomos adversários em uma circunstância, mas ele estava lá, prazerosa e voluntariamente. Estava lá o Presidente do PNM. O filho dele, o Deputado Fábio Faria, preside o PP e lá esteve em seguida. V. Exª tinha saído, quando ele chegou. Também estavam lá o Deputado Federal João Maia, que preside o PR, que é meu amigo e meu companheiro de muitas lutas; a Presidente do PV, a Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, que teve meu apoio na última eleição, no ano passado; o Senador Garibaldi Alves Filho, que é uma das legendas do PMDB no Estado; a Deputada Gesane, do PDT; o Deputado Rogério Marinho, Presidente do PSDB do Estado; além de vários companheiros do PSB, de vereadores do PSB, da Câmara Municipal de Natal.

            O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF) - E o Prefeito do PSB também estava lá, bem como do PSDB.

            O Sr. José Agripino (DEM - RN) - Eles estavam em peso lá e me deram muita alegria, ao lado dos democratas, que fizeram esse seminário de gestão municipal. Então, o testemunho que V. Exª presta e que me alegra muito me enseja este aparte, para manifestar minha satisfação com aquele encontro, que foi um encontro de maturidade cívica e política, porque, depois de trinta anos, conviver com pessoas que foram adversárias e foram companheiras de partido num ambiente amigo como aquele é algo que me engrandece e que a mim traz muitas alegrias, como grande foi minha alegria em ter V. Exª, como o Senador Efraim Morais, ao meu lado, em Natal, na última sexta-feira. Cumprimentos a V. Exª! Muito obrigado pelo depoimento.

            O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF) - Meu Líder, quero lhe dizer que o contágio dessas relações foi que me fez vir a esta tribuna, porque saí de lá encantado com as relações políticas de V. Exª e, acima de tudo, com as relações de amizade. Sentei ao lado de vários líderes que eram de outras agremiações e senti que eram sinceras as manifestações, independentemente de posições políticas que tinham em relação aos Democratas, por exemplo. Senti também que ali se estabelecia uma relação que pode significar o futuro. Fiquei muito feliz por que compreendi a posição que V. Exª tem no Estado, bem como a da Senadora Rosalba Ciarlini, que todos aplaudiram como futura Governadora daquele Estado. Isso nos encheu de muita alegria, de muita satisfação.

            Concedo a palavra ao Senador Líder do PSDB, Arthur Virgílio.

            O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Senador Adelmir Santana, ontem, já tive a feliz possibilidade de registrar a festa dos trinta anos de vida pública do Senador José Agripino. Para mim, em síntese - é muito fácil perceber meu sentimento por ele -, o Senador José Agripino representa as figuras da lealdade, da fraternidade, da capacidade de fazer sacrifícios pelos seus companheiros, da presença permanente nos momentos difíceis; representa um político experimentado, criativo, que sabe gerar boas soluções para os momentos de crise. Ao mesmo tempo, tem o espírito de combate, é coerente, mantém-se firme em suas posições. Quando cheguei ao Senado, eu conhecia superficialmente o Senador José Agripino e tinha por ele o respeito que o País sempre teve, mas aqui nos tornamos realmente amigos. E não me surpreendo com nenhuma manifestação que possam ter feito em sua homenagem em sua terra natal, porque, se fosse na minha, seria homenageado do mesmo jeito. O povo do Amazonas também o aprecia e o admira. Imagino que isso seja o reflexo de sua atuação nacional, ou seja, do Amazonas ao Rio Grande do Sul, haveria esse carinho, esse respeito. É a coerência, a lealdade, a firmeza, a transparência. Então, eu gostaria de ressaltar aqui que a festa só pode ter sido mesmo bonita, porque o Senador José Agripino é hábil, é leal, é firme, e essas qualidades são muito difíceis de serem encontradas em uma só pessoa. Ou se é uma coisa, ou se é outra. E alguns desses atributos, se faltarem, enfraquecem por demais os que sobram. Se todos se reúnem em uma só pessoa, essa pessoa é afortunada do ponto de vista do seu papel a exercer na vida pública. Tenho hoje orgulho de ser amigo, firmemente amigo, do Senador José Agripino e seu admirador. Sou seu admirador muito constante, porque sua convivência conosco é do melhor nível, é da maior respeitabilidade e do maior carinho. Muito obrigado, Senador.

            O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF) - Agradeço o aparte a V. Exª. Esse depoimento atesta bem o que disse o Governador José Arruda, em sua palestra, oportunidade em que fez referência a esse princípio de lealdade, de apreço e de respeito pelas pessoas, que são comuns e típicos do Senador Agripino. O Governador José Roberto Arruda deu um depoimento a respeito dos momentos difíceis passados no Senado, quando teve a acolhida e a boa atenção do Senador José Agripino.

            Concedo o aparte à Senadora Rosalba.

            A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Senador Adelmir, V. Exª foi testemunha daquela manifestação de muitos amigos, de lideranças políticas, de pessoas que vieram de todos os Municípios do nosso Estado, para, naquele momento, prestar homenagem ao nosso Líder José Agripino. Dessa demonstração de apreço e de carinho que a população do Rio Grande do Norte tem para com o Senador José Agripino, sou testemunha permanente. Nas minhas inúmeras andanças, nas viagens pelo interior, por todos os recantos do Rio Grande do Norte, vejo como as pessoas cumprimentam o nosso Senador, relembrando o então Governador. Na cidade de Natal, é relembrada a marca forte que ele deixou como grande administrador, e não foi diferente quando passou pelo Governo do Estado. E, agora, como Senador, todos aqui testemunham seu trabalho, sua competência, seu equilíbrio, desempenhando um trabalho que, na realidade, faz com que nossa democracia seja fortalecida a cada momento e a cada dia, alcançando o equilíbrio da democracia. Mas eu resumiria a vida pública do Senador José Agripino até agora - e, assim, com certeza, com mais experiência ele vai continuar, sim, pela vontade do povo do Rio Grande do Norte -, dizendo que ele é um político que pode caminhar não somente por nosso Estado, mas por todo o Brasil de cabeça erguida, de mãos limpas. Ele pode olhar o cidadão, olho no olho, com o sentimento do dever cumprido. Então, aquela manifestação representou muito. O Senador estava preparado para um seminário, mas, na realidade, seus amigos tinham-lhe preparado aquela grande homenagem, com a presença de lideranças, como a do Prefeito de São Paulo, a do nosso Presidente do Partido, Rodrigo Maia, de muitos Deputados Federais, do Governador Arruda. Eu também tive uma modesta participação, mostrando minha experiência como administradora da cidade de Mossoró. As transformações que foram possíveis - e foram muitas que fizemos - deram-me, ao final dos três mandatos, uma aprovação por parte de 96% da população. Com aquela experiência de prefeita, fui levada pelo povo a todo o Estado, e me fizeram Senadora. Mas, na cidade de Mossoró, que administrei, obtive 84% dos votos válidos. Esse foi um exemplo, assim como o de Arruda, de Kassab e do nosso Senador, demonstrando, mais do que nunca, que nosso Partido, que os Democratas estão preparados, mostram sua experiência, sua luta, seu trabalho, e vão poder fazer muito mais nas missões que o povo lhes delegar. Por isso, quero também agradecer as palavras a V. Exª e, aqui, mais uma vez, prestar homenagem a esse grande homem público, que não poderia ser diferente. Sei que ele não fez isso sozinho, porque ele contou com a escola de Tarcísio Maia e com a escola de Dona Teresa, porque ele tem a seu lado uma grande mulher, que é Anita Maia. Ele está dando seu exemplo a seus filhos, Felipe, que é Deputado, e Alexandre; aos seus auxiliares, que sempre estiveram a seu lado; aos seus amigos e a muitos que se somaram, porque o bom líder sabe conduzir, e ele soube conduzir muito bem sempre todas as missões que lhe foram dadas pelo povo do Rio Grande do Norte.

            O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF) - Obrigado, Senadora Rosalba. Aqui, estou exatamente para dar esse testemunho de quem presenciava esses fatos.

            Concedo o aparte ao Senador Marconi Perillo.

            O Sr. Marconi Perillo (PSDB - GO) - Senador Adelmir Santana, eu gostaria de parabenizá-lo pelo feliz pronunciamento que V. Exª realiza nesta tarde de hoje. Uma das poucas unanimidades, do ponto de vista de correção, de contundência em relação àquilo em que acredita, em relação aos seus ideais, em relação aos seus compromissos sagrados com a Nação brasileira, em relação também àquilo com o que não concorda, é, certamente, o Líder Senador José Agripino, por quem tenho uma estima enorme. Tenho o Senador José Agripino como um Líder. É um Líder meu também, ao lado do Senador Arthur Virgílio, por que é correto na relação com seus companheiros, com seus liderados e com os demais colegas na Casa, por que é extremamente habilidoso, excelente articulador, um articulador nato, e por que, mais do que isso, é uma pessoa que tem lado. É um homem público coerente e verdadeiro, é um homem público que não teme expressar suas opiniões mesmo quando elas contrariam os poderosos. Por essa razão é que lamento não ter podido comparecer a essa festa que celebrou os trinta anos de vida pública do Senador José Agripino. É uma vida pública, diga-se de passagem, vitoriosa não apenas em relação ao seu projeto pessoal, mas, sobretudo, em relação à melhoria da vida do povo potiguar. O povo do Rio Grande do Norte, certamente, nutre pelo Senador José Agripino esse grande respeito, porque ele fez por merecer como Prefeito, como Governador por duas vezes e como Senador já no terceiro mandato. Por onde passou, o Senador José Agripino deixou boas sementes plantadas, além de ter deixado também um rastro de realizações, as mais profícuas. Temos muito orgulho da companhia do Senador José Agripino no Senado Federal. Eu, em particular, tenho muito orgulho de sua amizade e de ser seu colega na trincheira da oposição, defendendo a democracia, defendendo a República e, principalmente, defendendo nossos ideais, sem, em momento algum, recearmos das nossas posições, especialmente das que adotamos contra o Governo Federal. Parabéns, Senador Adelmir Santana! Não poderia haver pessoa melhor para fazer esse pronunciamento aqui hoje do que V. Exª, que também é um Líder respeitado por todos nós, quer no trabalho realizado como Presidente do Sebrae, no Conselho do Sebrae; quer como Presidente da Confederação das Federações do Comércio no Brasil; quer como Senador da República; quer como Líder em Brasília. V. Exª, certamente, engrandece esse evento de homenagem ao Senador José Agripino com seu pronunciamento. Muito obrigado pelo aparte.

            O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF) - Muito obrigado, Senador Marconi Perillo.

            Na verdade, esse seminário sobre gestão municipal se traduziu muito mais em um encontro de homenagem ao Senador José Agripino, já que ali não estavam apenas líderes locais, mas também líderes nacionais, líderes municipais, representantes empresariais. Estavam lá também nossos companheiros ligados à Federação do Comércio, ligados ao Sebrae, todos irmanados na homenagem que era prestada ao Senador José Agripino.

            Portanto, Senador José Agripino, tenha, da minha parte, os parabéns, mais uma vez, e a certeza de que este meu pronunciamento tem o sentido de externar o que senti naquele encontro. Senti a unanimidade das pessoas que têm apreço, consideração e respeito pela atuação de V. Exª como líder político nesses últimos trinta anos, no Rio Grande do Norte. Meus parabéns! Felicidades para voos futuros, para, quem sabe, voos mais altos!


Modelo1 5/19/249:40



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/09/2009 - Página 46503